Evento acadêmico

Ceale Debate: 'Cultura escrita digital em sala de aula de alfabetização'

Mônica Araújo, professora da Faculdade de Educação da UFMG, fala sobre 'Cultura escrita digital em sala de aula de alfabetização', no dia 25 de junho de 2019, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG. O evento integra o programa Ceale Debate, da Faculdade de Educação.

O tema

Desde a antiguidade, o uso da cera, da argila, da madeira, da pedra, do papiro, do pergaminho e do papel e, mais recentemente, dos dispositivos digitais, como a tela do computador, do tablet, do celular, transformaram os usos, os manuseios, as formas de apropriação do sistema de escrita e o desenvolvimento da leitura e da escrita de textos.

Novos gêneros textuais são criados e outros foram renovados com suporte digital, bem como os ambientes digitais que circulam a escrita ganham novas possibilidades com o uso de elementos da cultura digital como o hipertexto, a colaboração, a convergência e uma variedade de recursos multimodais, com imagem em movimento, sons, cores, letras, palavras e textos que se movimentam criando uma nova relação com o escrito.

A palestra do Ceale Debate de junho irá discutir a repercussão que a cultura escrita digital, por meio das diversas ferramentas, ambientes, gêneros e mídias, promove no processo de apropriação do sistema de escrita alfabético, com o objetivo de auxiliar  professores a vislumbrarem ações pedagógicas que contemplem seus usos em sala de aula e para que as crianças se envolvam em práticas de leitura e escrita nestes contextos de uso.

A palestrante

Mônica Daisy Vieira Araújo é professora na Faculdade de Educação da UFMG, pesquisadora do Ceale e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (Nepced/Ceale//UFMG). A professora realiza pesquisas sobre leitura e escrita digital, alfabetização e letramento, leitura literária digital e formação de professores alfabetizadores.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível neste link.

Ceale Debate

O Ceale Debate é um ciclo de conferências destinado para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. As conferências são abertas ao público e gratuitas.

(Fonte: Jornalismo do Ceale - FaE/UFMG )

Descrição Imagem
Evento tem entrada gratuita Lucas Braga/UFMG

Ficha técnica