Evento acadêmico

Terça, 25 de junho: Pacto nacional pela superação do analfabetismo e qualificação da EJA é tema do 'Ceale debate'

Ver cartaz do evento >

A professora Maria do Socorro Macedo, coordenadora geral de alfabetização na Diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secadi/MEC, participa de livepromovida pelo Ceale debate nesta terça-feira, 25 de junho, às 19h. 

O tema da conversa será o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), política pública intersetorial do MEC que visa superar o analfabetismo e elevar a escolaridade de jovens, adultos e idosos; ampliar a oferta de matrículas da EJA nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; ampliar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

Não é necessário fazer inscrição para assistir à apresentação, que será transmitida pelo canal do Ceale no YouTube. Os participantes receberão certificados.

Trajetória
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo é professora titular da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), doutora em educação pela UFMG, com estudos de pós-doutorado na University of London, no King's College, na Goldsmits University of London e na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). É líder do Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade (GPEALE) e coordenadora geral da Rede de Pesquisa em Alfabetização (AlfaRede). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), coordenadora do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação (Forpred) Sudeste e membro do comitê científico da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped). 

O Ceale debate é um ciclo mensal de conferências dirigidas a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação que tratam do ensino e aprendizado da leitura e da escrita. O objetivo é propiciar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. As conferências são gratuitas e abertas ao público, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.