Evento cultural

Centro de Memória da Letras apresenta a exposição 'Além da Palavra 2'

Ver cartaz do evento >

Um trabalho que faz a interface entre as artes plásticas, a arte conceitual, a poesia e a cultura de massa, com instalações, objetos, esculturas, ready-mades, vídeo-poemas, entre outras obras, em que a palavra, um elemento a mais, não é central. Essa é a síntese da mostra 'Além da Palavra 2', com trabalhos artísticos de Carlos Barroso e Jairo Fará, que pode ser visitada no período de 7 de outubro a 7 de novembro de 2019, no Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG, campus Pampulha. A exposição é aberta ao público e tem entrada gratuita. 

O trabalho dos autores utiliza objetos e utensílios do cotidiano, desde LED, caixa de sabão em pó, vidros, metais, placas comerciais, lata de lixo, cartazes, entre outros. Eles buscam o potencial poético e artístico no dia a dia , por meio do experimentalismo e da resistência cultural, em que a literatura pode romper fronteiras.

Segundo Adolfo Cifuentes, artista plástico e professor na Escola de Belas-Artes da UFMG, os autores podem ser designados, a partir da linha de seus trabalhos, como 'artipoetas'. Eles já realizaram exposições juntos em várias mostras, tais como 'Além da Palavra' (Galeria da Biblioteca Pública, Belo Horizonte / janeiro 2018), 'Coletivo4' e 'Ocupação Poética' (Festival de Inverno de São João del Rei / 2015 e 2017).

'Além da Palavra 2' permaneceu no ano passado, durante quase dois meses (setembro/outubro) na Galeria da Casa dos Contos, a principal de Ouro Preto, com visitação de cerca de dez mil pessoas, número calculado a partir de assinaturas em livro.

Os autores

Carlos Barroso é poeta, artista conceitual e jornalista. Um dos fundadores da revista de poesia e arte CemFlores. Publicou os livros-objeto "Carimbalas", "Sãos", "Usura" e "CunilínguaPátria". Trabalhou como jornalista político em várias empresas. Um dos ganhadores do Prêmio Esso regional (2001). Criador e curador da Mostra de Arte dos Jornalistas Mineiros (1984 / 2010 / 2013).

Jairo Fará (Jairo Faria Mendes) é escritor, jornalista e professor da UFSJ. Pós-doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal). Autor de “O Ovo do Minerim” (poesia), "Livro de Bolso" (livro-objeto), de peças teatrais, roteiros, curtametragens e várias obras sobre jornalismo. Lançou, no mês passado (setembro), no Salão do Livro Infantil e Juvenil, o livro “Cidadezinha Biruta.”

(Fonte: Assessoria da Faculdade de Letras da UFMG)

Descrição Imagem
Centro de Memória da Fale sedia a exposição Lucas Braga/UFMG