Evento acadêmico

Ciência aberta e aplicações da IA na arte e na astronomia são as atrações de hoje na Semana do Conhecimento

Nesta quinta-feira, dia 22 de outubro de 2020, a Semana do Conhecimento dará continuidade à apresentação dos trabalhos da Semana da Graduação, a partir das 8h30. A mostra tem como objetivo socializar os resultados de projetos vinculados aos programas de bolsas da Pró-reitoria de Graduação: Monitoria da Graduação (PMG), Formação Transversal, Licenciaturas, Ações de Apoio à Graduação, Monitoria do Ensino Técnico (PMET), Educação Tutorial (PET), PET-Interprofissionalidade, Pronoturno, Imersão Docente (PID), Inovação e Metodologias de Ensino (Pime) e Incentivo à Formação Docente (PFID).

III Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG também prossegue nesta quinta com a finalidade de divulgar as atividades de internacionalização realizadas pelos discentes. Coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o encontro reunirá estudantes que participaram ou participam de mobilidades. A transmissão ocorrerá pelo canal da Coordenaria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube, a partir das 9h.

A palestra A inteligência artificial e as florestas: estado atual e perspectivas está agendada para as 9h, com transmissão pelo canal do Núcleo de Estudos em Manejo Florestal (Nemaf) da UFMG no YouTube. Ela será ministrada pelo professor Carlos Alberto Araújo Junior, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. Às 14h, também no YouTube, Hugo Calixto Fonseca, do ICA, discorre sobre o tema Matrizes de alimentos não lácteos para microrganismos probióticos.

Ciência acessível
O Movimento Ciência Aberta tem o objetivo de tornar a pesquisa científica (incluindo a publicação de resultados, dados, amostras e softwares) acessível para toda a sociedade. O tema será discutido no seminário Ciência aberta: onde estamos e para onde iremos?, a partir das 16h. “Por um lado, o movimento da Ciência Aberta parece entender uma demanda da comunidade científica e já faz parte de acordos entre financiadores da pesquisa, editoras de artigos científicos e de redes de cooperações internacionais. Por outro, o compartilhamento de dados tem-se se tornado uma obrigatoriedade de agências de fomento e de veículos de publicação”, ressaltam os organizadores do evento.

No seminário, a pesquisadora Vanessa de Arruda Jorge, da Fiocruz, e o professor Fabiano Couto Corrêa da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostrarão como o uso de dados compartilhados pode ajudar a compreender problemas de saúde pública, como o coronavírus e o zika vírus. A professora Fátima Nunes, da USP, relatará as experiências de compartilhamento de dados em nível mundial e nacional, além das ações da própria universidade à qual está vinculada. Por fim, o professor Marcello Peixoto Bax, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, vai falar sobre os portais para recuperação de dados científicos ricos em semântica por meio de ontologias. O evento será transmitido pelo canal da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG no YouTube.

Inteligência artificial na arte e na astronomia
O Espaço do Conhecimento UFMG propõe uma discussão, em suas plataformas digitais, sobre a Inteligência Artificial na arte. Esse assunto será abordado em texto publicado no Blog do Espaço!, no episódio do podcast Pílulas do Conhecimento e em vídeo do projeto Sábado com Libras. O tema também vai ocupar redes sociais por meio de quiz e da indicação de filmes e livros relacionados ao tema, no Espaço Indica.

Outro evento promovido pelo Espaço do Conhecimento é a live semanal Descobrindo o céu, programa de divulgação científica criado para divulgar conhecimentos de astronomia nesse período de isolamento social. A atividade mostra o que está visível no céu de Belo Horizonte na noite da apresentação, além de explorar um tema de astronomia diferente em cada sessão, que é transmitida às quintas-feiras no canal do Espaço do Conhecimento UFMG no YouTube.

Nesta quinta, o Espaço do Conhecimento promoverá uma sessão especial sobre o uso da inteligência artificial no tratamento de dados de pesquisa em astronomia e na exploração espacial do Sistema Solar por meio de sondas e robôs motorizados.

A programação está disponível na página da 29ª Semana do Conhecimento UFMG.

Descrição Imagem
Identidade visual da Semana do Conhecimento, que representa o tema desta edição, Inteligência Artificial Cedecom / UFMG

Ficha técnica

Ciência acessível

Inteligência artificial na arte e na astronomia

A programação está disponível na página da 29ª Semana do Conhecimento UFMG.

22 de outubro de 2020

On-line