Evento cultural

Cineclube exibe filme de Visconti que atualiza o mito de Electra

O filme Vagas estrelas da Ursa (Vaghe stelle dell´Orsa), de Luchino Visconti, abre na próxima sexta, 26, mais uma temporada do projeto CiNeam, iniciativa do Departamento de Filosofia da Fafich e do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam) da Faculdade de Letras. A sessão terá início às 19h, no Auditório Bicalho (ao lado da biblioteca da Fafich, no campus Pampulha). A exibição, gratuita e aberta ao público geral, será antecedida por breve apresentação e seguida de debate sobre o mito de Electra e sua recepção. 

Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, o clássico do cinema italiano tem Claudia Cardinale no auge de sua beleza. Visconti toma por base os versos iniciais de um poema de Giacomo Leopardi para atualizar a tragédia grega Electra: ele conta a história de Sandra, que, acompanhada do marido Andrew, retorna a Volterra, cidade onde nasceu e passou a infância, para participar de uma homenagem ao falecido pai. Lá, Andrew conhece Gianni, irmão de Sandra, e descobre que os dois compartilham um terrível segredo. Ao som da música triste do belga César Franck, Visconti trata de memória, desagregação familiar, decadência e desejo. 

Antiguidade e Medievo na tela
O CiNeam exibe mensalmente, durante o semestre letivo, filmes relacionados a temas da Antiguidade e do Medievo. Neste semestre, o projeto está vinculado à disciplina optativa Tópicos em filosofia antiga, oferecida pela professora Maria Cecília Coelho, que analisa o tema do matricídio e filicídio na tragédia grega, em particular na relação com os mitos de Electra e de Medeia.

Mais informações sobre o projeto estão no site do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam).

Descrição Imagem
Claudia Cardinale foi dirigida por Luchino Visconti em 'Vagas estrelas da Ursa' Divulgação

Ficha técnica

Serviço

24 a 26 de agosto de 2022

Fafich, campus Pampulha

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca