Professoras da UFMG participam do 'Pint of science', que reúne mineiras protagonistas na ciência
O Pint of science, evento mundial de divulgação científica que promove encontros com pesquisadores em bares e restaurantes, terá neste ano a participação das professoras da UFMG Regina Helena de Freitas, da Faculdade de Educação (FaE), e Aline Miranda, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). As duas vão participar de uma live no dia 8 de setembro de 2020, às 18h, ao lado de Zélia Profeta, da Fiocruz Minas, e Sílvia Ligório, da Fundação Ezequiel Dias (Funed). O encontro será transmitido pelo canal do Museu de Minas e Metal (MM Gerdau) no YouTube.
O tema do evento em Belo Horizonte neste ano é Mulheres protagonistas na ciência mineira. São quatro mulheres de diferentes áreas de atuação, de diferentes instituições e idades, que vivem momentos distintos na carreira, mas que se aproximam pela dedicação à ciência. “Belo Horizonte recebe pela quinta vez o Pint of science. De três anos para cá, existe de fato uma preocupação sobre equidade na participação de homens e mulheres no evento, e, nesta edição, a Fundep [Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG] nos desafiou e decidimos promover uma edição composta exclusivamente por pesquisadoras”, explicou a coordenadora do Pint of science em BH, Marina Andrade, que vai mediar a live.
Neste ano, o tradicional festival mundial vai ser realizado de forma totalmente digital. A edição nacional terá a participação de 73 cidades de todas as cinco regiões do país, na Semana da Independência, nos dias 8, 9 e 10 de setembro. No total, são 11 países participando do evento.
“Esta edição nos desafia a um formato diferente, 100% on-line, seguindo a orientação científica do distanciamento social. Ao mesmo tempo, o modelo virtual conecta a pesquisa gerada nas universidades a muito mais pessoas, pelos canais digitais”, explicou o professor Martín Gómez Ravetti, diretor da Fundep. “O festival fortalece o propósito da nossa instituição de fomentar a evolução da sociedade por meio da pesquisa, do ensino e da inovação” reforça Ravetti, ressaltando a relevância da popularização da ciência.
A programação está disponível no site do evento.