Conferência 'Movimento Negro, resistência democrática e educação' com Nilma Lino Gomes
O Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil retoma as atividades do XIII Seminário Anual 'Educação no Brasil, tradições democráticas' no dia 29 de agosto, às 19h. A primeira conferência do semestre recebe Nilma Lino Gomes, professora da UFMG, que discutirá a trajetória do Movimento Negro na construção da resistência democrática na educação.
A pesquisadora questiona se a tradição da educação no que se refere a pauta antirracista tem sido, de fato, democrática ou de silenciamento e negação.
Pedagoga, mestra em Educação, doutora em Antropologia Social e pós-doutora em Sociologia, Nilma Lino Gomes já integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e foi reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, a Unilab.
Também foi ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos no governo da presidenta Dilma Rousseff.
Antes da conferência, às 17h, Nilma Lino Gomes lançará o seu novo livro 'O Movimento Negro Emancipador: saberes construídos nas lutas por emancipação Vozes' e a 3ª edição do seu livro 'Sem Perder a Raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra'.
A entrada é gratuita e aberta ao público. Não há inscrição prévia.
(Fonte: Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil)