Evento acadêmico

Conferência traça panorama dos estudos em genética produzidos na UFMG; inscrições abertas

Ver cartaz do evento >

Com foco em estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da área, o programa de Pós-graduação em Genética (PPGen) do ICB realiza a segunda edição da Gene Time Conference. O encontro ocorrerá no CAD 1, de 25 a 26 de agosto de 2022. Minicursos on-line e presenciais antecedem a conferência.

As inscrições devem ser feitas até 24 de agosto, por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Os preços são alterados de acordo com a proximidade do evento. Até dia 15 de julho, alunos de graduação, ensino técnico e do programa de Bolsa de Iniciação Científica (BIC) Júnior pagam R$85, alunos de mestrado e especialização, R$145, alunos de doutorado, R$170, e de pós-doutorado e profissionais, R$205. Mais informações sobre as inscrições e valores podem ser encontradas aqui.

Temas
A primeira edição do evento contou, em 2018, com a presença de 500 estudantes e profissionais de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Retornando apenas em 2022, por interferência da pandemia, a Gene Time Conference oferece palestras, minicursos, mesas-redondas e exposição de pôsteres, com premiação dos melhores trabalhos e coffee break. As áreas temáticas são Genética de microrganismo, Genética animal e médica, Genética e evolução de plantas, Genética da conservação, Epigenética e genética do desenvolvimento e Ensino e divulgação científica.

O objetivo do evento é promover e dar visibilidade às pesquisas científicas realizadas por diferentes grupos de pesquisa em genética, especialmente as que compõem o Programa de Pós-graduação em Genética da UFMG. A Gene Time Conference 2022 busca aproximar pesquisadores participantes e incentivar o desenvolvimento de novas colaborações, assim como o intercâmbio de pessoal altamente qualificado entre diferentes instituições e grupos de pesquisa.

Minicursos
A Gene Time 2022 vem promovendo minicursos desde maio, sobre temas como O essencial da Genética: guia de atividades para o Ensino Médio, Filogenética para predição funcional de genes e proteínas e Curso teórico-prático de predição de estrutura de proteínas. Para junho, estão previstos outros três encontros. Nos dias 14 e 15, o tema é Clonagem gênica, expressão heteróloga de proteínas e purificação de produtos biotecnológicos. De 27 a 28, serão abordadas as Alterações epigenéticas no desenvolvimento de doenças. Nos dias 29 e 30, encerrando a programação, é a vez de Análise de proteínas através da técnica de Western Blotting. Veja a disponibilidade aqui.

Antes da conferência, no dia 24 de agosto, serão oferecidos minicursos e workshop para os inscritos. Entre os palestrantes dos dias 25 e 26, estão Ester Sabino, médica, doutora em Imunologia, professora associada do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP, Edivaldo Herculano Correa De Oliveira, doutor em Genética pela Universidade Federal do Paraná/Universidade de Munique (Daad), com pós-doutorado na Universidade de Cambridge, e Valeriana Christina de Melo e Sousa, graduada em Ciências Biológicas pela UFMG.

São oferecidas 550 vagas, sendo 55 para bolsistas, que devem comprovar sua condição anexando a declaração no ato da inscrição. Cada entrada dá direito a um minicurso e ao envio de um resumo, em inglês, com prazo até 15 de junho. Após a submissão, o participante que desejar concorrer ao prêmio de divulgação científica deve enviar um vídeo curto. Entre os temas sugeridos, estão Animal genetics and evolutionConservation geneticsEpigenetics and developmental biology e Mutagenesis.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site da Gene Time, no perfil do evento no Instagram, pelo e-mail genetime.divulgacao@gmail.com ou solicitadas pelo telefone (31) 3409-2071.

Descrição Imagem
Primeira edição da Gene Time Conference contou com sete minicursos, dois dias de discussão e mais de 160 apresentações de resumos Gene Time 2018 | UFMG