Evento acadêmico

Congresso Brasileiro de Extensão Universitária recebe trabalhos e propostas de atividades

Interessados em apresentar suas experiências no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu) podem se inscrever pelo site oficial do evento até 15 de março de 2020. O congresso acontecerá de 15 a 17 de julho, no campus Pampulha, e terá como tema Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos.

Pessoas que desejam atuar como avaliadores de resumos dos trabalhos e das propostas de oficinas devem manifestar interesse até 8 de março de 2020. Aqueles que queiram trabalhar como mediadores das redes de conversa têm até 15 de abril para se inscrever.

O evento reunirá pesquisadores, estudantes, professores, profissionais, representantes de movimentos sociais e o público em geral para discutir os desafios e os rumos da extensão universitária no Brasil. As atividades ocorrerão na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), nos centros de atividades didáticas (CAD I e CAD3), entre outros espaços do campus Pampulha.

Articulação com a sociedade
O 9º Cbeu visa ser um espaço para ações em rede que levam em conta, além dos direitos humanos, o debate de temas emergentes da sociedade brasileira, numa proposta de construção conjunta com diversos grupos sociais. Nessa perspectiva, movimentos sociais e entidades universitárias e civis que queiram propor eventos – reuniões, encontros, fóruns – devem manifestar interesse até 15 de abril.

O evento vai contar também com inúmeras mesas-redondas temáticas que vão debater questões sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e melhorias nas interações universidade e sociedade. Além disso, a programação contará com a realização do 47º Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (Forproex), mostra audiovisual de direitos humanos e atrações artísticas e culturais que estarão vinculadas ao Festival de Inverno da UFMG. Outra proposta do congresso é debater o atual contexto de restrições orçamentárias enfrentado pelas instituições federais de ensino.

Descrição Imagem
Atividade em oficina de educação ambiental na Estação Ecológica da UFMG Proex / Face