Evento acadêmico

'Congresso internacional de estética' termina nesta sexta com 20 sessões

Ao menos 20 sessões paralelas encerram o 22º Congresso internacional de estética, nesta sexta-feira, 28 de julho de 2023. O evento integra a programação do 55º Festival de Inverno da UFMG.

A partir das 11h15, em diversos auditórios da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich), haverá palestras com os temas An achitectural aesthetic of realism and utopia, Bergson Heidegger and the Beautiful as a way of being in the work of Ivan Aivazovsky, Background noise and music for airports: Towards a passive aesthetics of listening in Brian Eno’s Ambient 1 e Approaching the paradox of horror through meta-horror films.

No Auditório Sônia Viegas, às 13h30, vai se apresentar o violonista Artur Miranda Azzi. Às 14h15, Richard Shusterman, da Florida Atlantic University, ministrará a palestra Somaesthetics and the art of living. Às 15h15, Molefi Kete Asante, da Temple University, falará sobre a afirmação de uma estética africana. Mais tarde, às 18h20, haverá uma sessão aberta ao público.

Amanhã, dia 29, será realizada uma visita ao museu a céu aberto Inhotim, atividade que encerrará o congresso.

Principal congresso de estética
Realizado a cada dois anos desde 1993 pela International Association of Aesthetics (IAA), o International congress of aesthetics, maior congresso de estética do mundo, firmou parceria com a UFMG em sua 22ª edição. Com o tema Contemporary aesthetics: Dialogues through art, culture and media, o evento terá palestras de acadêmicos de mais de 20 países.

Sua programação pode ser consultada no site ica2022.abrestetica.org.br.

Descrição Imagem
O filósofo Molefi Kete Asante abordará a estética africana em uma das palestras no último dia do evento Foto: Northwestern State University

22nd International Congress of Aesthetics
Data: 24 a 28 de julho de 2023