Curso de extensão apresenta conceitos sobre ética animal; inscrições até quinta

Os departamentos de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e de Filosofia da Fafich vão realizar, de 6 de setembro a 25 de outubro de 2022, o curso de extensão Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos, destinado a estudantes e outros públicos interessados. As aulas, gratuitas, serão ministradas de maneira híbrida. O curso é resultado da parceria entre os departamentos de Fisioterapia, de Filosofia e de Direito da UFMG e a organização Ética Animal, representada por Luciano Carlos Cunha, doutor em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A inscrição deve ser feita por formulário eletrônico, até quinta-feira, 1º de setembro, ou até que todas as vagas tenham sido preenchidas. Divididas em três encontros presenciais, seis remotos síncronos e demais assíncronos, as aulas totalizam 30 horas. Ao fim, os alunos deverão ter entregue oito questionários respondidos para comprovação de aproveitamento e emissão do certificado de conclusão.

Argumentos e conceitos
O curso é destinado a pessoas que tenham interesse em adquirir noção básica dos principais argumentos discutidos na área da ética animal, tanto clássicos quanto atuais. Por meio da análise crítica, os alunos poderão compreender os conceitos centrais da área e diferenciar posições divergentes frequentemente confundidas.

A metodologia inclui leitura de textos, aulas expositivas e participação dos estudantes com perguntas e discussão dos tópicos. A coordenação é do professor Rogério Antônio Lopes, do Departamento de Filosofia, e da professora Daniela Vaz, do Departamento de Fisioterapia.

5/9 Aula 1: Conceitos centrais e discussão das defesas do especismo
6/9, às 19h Live 1
12/9 Aula 2: Argumentos gerais a favor da consideração dos seres sencientes e detalhamento da definição de especismo
13/9, às 19h Live 2
19/9 Aula 3: Objeções à consideração pelos seres sencientes (parte 1)
26/9 Aula 4: Objeções à consideração pelos seres sencientes (parte 2 – Discussão sobre o dano da morte e a magnitude do dano da morte)
27/9, às 19h Live 3 e encontro presencial na UFMG
3/10 Aula 5: Ambientalismo x consideração pelos animais
4/10, às 19h Live 4
10/10 Aula 6: A situação dos animais selvagens e os danos naturais (parte 1)
17/10 Aula 7: A situação dos animais selvagens e os danos naturais (parte 2)
18/10, às 19h Live 5
24/10 Aula 8: Que problemas priorizar e que estratégias adotar?
25/10, às 19h Live 6 e encontro presencial na UFMG

Descrição Imagem
Participantes serão introduzidos a conceitos centrais da área de ética animal Lucas Braga | UFMG

Ficha técnica