Cursos

Curso oferece noções básicas de gestão de documentos arquivísticos; inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão básico de Gestão de Documentos Arquivísticos, oferecido pela Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq), em parceria com o Centro de Educação a Distância (Caed/UFMG). Os interessados devem se inscrever até quarta-feira, 16 de março de 2022, exclusivamente por meio de formulário eletrônico.

As 60 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, e a lista dos selecionados será divulgado, a partir de 1º de abril, na página da Diarq, onde também está disponível o edital do processo.

Segundo o diretor de Arquivos Institucionais da UFMG e professor da Escola de Ciência da Informação (ECI), Adalson Nascimento, “o objetivo do curso é apresentar as boas práticas de manuseio de documentos na administração pública num momento em que, apesar de ser crescente a utilização de ferramentas como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ainda lidamos com muitos arquivos físicos, fundamentais para a preservação da memória das instituições”, afirma.

Quatro módulos
As aulas, gratuitas, serão ministradas no ambiente de aprendizagem virtual do Caed/UFMG, no período de 18 de abril a 30 de maio. Os temas são divididos em quatro módulos e abordarão o conceito de documento arquivístico, seu papel nas atividades administrativas e na construção de registros históricos.

Os participantes receberão ainda noções de gestão de documentos, incluindo os critérios para sua classificação e eliminação, armazenamento e preservação de acervos físicos. Os alunos aprovados receberão certificado, emitido digitalmente, com carga horária de 30 horas.

Mais informações podem ser obtidas no site da Diarq ou pelo e-mail info@diarq.ufmg.br.

Descrição Imagem
Política de arquivos estabeleceu diretrizes para a gestão da massa documental da UFMG desde 2014 Luiza Ananda | UFMG