Evento acadêmico

Debate e exposição sobre alimentos utlraprocessados e seus rótulos

No dia 11 de novembro, às 14h, será realizada mesa-redonda para discutir sobre o ambiente e o modelo alimentar vigente e as características dos alimentos ultraprocessados. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no auditório Lais Netto da Escola de Enfermagem da UFMG, no campus Saúde. Sobre o tema, de 18 a 21 de novembro, o campus abriga também a exposição fotográfica O Joio no Rótulo.

A atividade será moderada pela professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem Milene Cristine Pessoa e contará com a participação da jornalista Desirée Rodrigues Ruas, uma das criadoras do movimento em BH e do Núcleo da Aliança pela Alimentação Adequado e Saudável em Minas Gerais; das nutricionistas e professoras da Enfermagem, Larissa Loures Mendes e Paula Martins Horta; do jornalista e um dos criadores do site O Joio e O Trigo, especializado em investigações sobre alimentação, João Peres; e do Assistente Social, Conselheiro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), Leonardo Koury Martins.

Exposição

Letras miúdas ou escondidas, ingredientes misteriosos, tabelas de informação nutricional confusas: entender o que está nas embalagens de alimentos ultraprocessados é uma tarefa difícil.

Mas quem passar pelo campus Saúde entre os dias 18 e 21 de novembro, poderá conferir, por meio da exposição fotográfica O Joio no Rótulo, a quantidade de açúcar em vários alimentos e alguns aspectos dos produtos mais vendidos no país que não ficam claros no rótulo.

"A partir de fotos de alta qualidade, expõe o que um produto é, de verdade, sem o marketing que o envolve. Organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde reconhecem o rótulo como uma ferramenta útil para orientar os consumidores nas melhores escolhas alimentares e, consequentemente, contribuir para conter o crescimento de doenças relacionadas à alimentação não saudável", explicou a professora Milene.

A exposição é organizada pelo projeto brasileiro de jornalismo O Joio e o Trigo, que investiga exclusivamente a alimentação e suas implicações políticas, em parceria com o Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG)

Ficha técnica

Mesa-redonda - modelo alimentar vigente e características dos alimentos ultraprocessados
Data: 11 de novembro