Evento acadêmico

Dia 25: seminário no ICB discute diretrizes de normalização de trabalhos acadêmicos

No dia 25 de abril, a biblioteca do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) promoverá o seminário Normalização de trabalhos acadêmicos: diretrizes do Repositório Institucional da UFMG

O evento começa às 13h30, no Auditório 3 do ICB. Não é necessário se inscrever para participar. O evento é aberto à comunidade acadêmica.  Serão emitidos certificados.

Com milhões de visualizações e de usuários residentes em países dos seis continentes, o Repositório Institucional (RI) oferece, em formato digital, os resultados das pesquisas realizadas na universidade.

Para facilitar a organização e o acesso às informações disponibilizadas na plataforma, os trabalhos acadêmicos depositados devem estar de acordo com as normas estabelecidas. Todas essas diretrizes estão apresentadas em documento elaborado pelo RI com base em orientações fornecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Declaração de entrega
A entrega dos trabalhos em conformidade com essas regras é uma das etapas imprescindíveis para que o aluno receba, do Repositório, a declaração de entrega da versão final de trabalhos acadêmicos, um dos documentos exigidos para emissão do diploma de conclusão de curso.

“Embora as diretrizes de normalização elaboradas pelo Repositório estejam disponíveis para consulta, os estudantes ainda têm muitas dúvidas quanto à normalização. Muitos, inclusive, acabam tendo o depósito dos trabalhos reprovado, por não estarem em conformidade com as normas”, explica Jéssica de Sá, bibliotecária que apresentará o seminário.

Descrição Imagem
Tela do Repositório Institucional: trabalhos depositados na plataforma precisam seguir diretrizes de normalização Foto: Raphaella Dias | UFMG