Docente da Goldsmiths University of London aborda interseccionalidade em seminários
Claudia Bernard, professoraa da Goldsmiths University of London, Reino Unido, ministrará seminários sobre Interseccionalidade nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2019, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e na Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, no campus Pampulha.
Além dos seminários, a docente realizará a conferência Voz, Poder e Resistência: abordagens interseccionais, no dia 6 de novembro. As atividades são abertas ao público e não é necessário fazer inscrição.
Claudia Bernard
Professora Titular vinculada ao curso de Serviço Social, Bernard é coordenadora de Pesquisa em Pós-graduação no Departamento de Estudos Sociais, Terapêuticos e Comunitários na instituição. Autora de artigos e livros sobre Interseccionalidade, tema que abordará nos seminários realizados pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG, a pesquisadora é referência internacional em sua área de atuação, principalmente na articulação gênero, raça e classe.
Atualmente, Bernard finaliza o livro Intersectionality for Social Workers: Theory and Practice for a Super-Diverse Society, a ser publicado pela editora Routledge.
Bibliografia
O PPGCOM indica as seguintes leituras para participar dos eventos:
Leitura principal:
- Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence Against Women of Color, de Kimberlé Williams Crenshaw
- Intersectionality's Definitional Dilemmas, de Patricia Hill Collins.
Leitura complementar:
- Decolonizing Higher Education: Black Feminism and the Intersectionality of Race and Gender, de Heidi Safia Mirza.
- Toward a Field of Intersectionality Studies: theory, applications, and praxis, de Sumi Cho, Kimberlé Williams Crenshaw e Leslie McCall