Evento cultural

Domingo, às 11h: Rita Lages, da EBA, participa de encontro que discutirá a presença das mulheres na história da arte

A professora Rita Lages, da Escola de Belas Artes, e a historiadora e educadora Ana Carolina Ministério participam neste domingo, 28 de março de 2021, de um bate-papo virtual promovido pela Casa Fiat de Cultura sobre a presença das mulheres no mundo das artes. A conversa Mulheres artistas: uma reflexão sobre a autoria feminina na História da Arte, que integra a série Encontros com o patrimônio, será realizada das 11h às 12h30. O interessado precisa apenas retirar o ingresso de forma gratuita na plataforma Sympla.

Ana Carolina Ministério vai traçar um panorama da crescente conquista de espaço artístico pelas mulheres, que, até o início do século 17, desempenhavam apenas o papel de modelos. Ela destacará algumas artistas pioneiras que, entre os séculos 17 e 19, romperam barreiras e conseguiram marcar seu nome na história da arte, como Sofonisba Anguissola, a primeira pintora renascentista de projeção internacional, Artemisia Gentileschi, referência na arte barroca, Rosa Bonheur, artista realista reconhecida como uma das mais importantes pintoras do século 19, e Berthe Morisot, francesa considerada a dama do impressionismo.

A exposição de Rita Lages será focada na participação de mulheres nos salões de arte a partir do fim do século 19, com destaque para as artistas de vanguarda brasileiras, que começam a ganhar visibilidade já no início do século 20, como Anita Malfatti, maior expositora na Semana de Arte Moderna de 1922, Zina Aita, pioneira da arte moderna em Minas Gerais, Tarsila do Amaral, expoente do Movimento Antropofágico, e Lygia Clark, figura fundamental da arte contemporânea no Brasil.

Sobre a convidada
Rita Lages é doutora em História pela UFMG e atua como professora de História e Teoria da Arte na Escola de Belas Artes. Líder do Grupo de Pesquisa Estopim e uma das coordenadoras do projeto de extensão Laboratório de curadoria de exposições Bisi Silva, ela publicou livros, artigos e pesquisas nas áreas de histórias das mulheres artistas, patrimônio cultural e estudos urbanos.

Descrição Imagem
Retrato de Tarsila do Amaral (1925), expoente do Movimento Antropofágico Wikipedia | Domínio Público