Evento acadêmico

17 e 18 de agosto: evento discute memória e resistência no âmbito da ditadura militar

A Universidade dos Direitos Humanos da UFMG e o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação promovem, nos dias 17 e 18 de agosto de 2023, o evento A ditadura militar brasileira: história, memória e resistência. A atividade será realizada no Auditório Adriana Bogliolo (sala 1000), localizado na ECI. As inscrições podem ser realizadas pelo site da Gestão de Eventos

Para a professora Maria Guiomar Frota, uma das organizadoras do evento, essa será oportunidade fundamental para refletir sobre as memórias traumáticas da repressão e sobre as formas de resistência contra as violações de direitos humanos e o autoritarismo, ontem e hoje. Nas três mesas-redondas, pesquisadoras e pesquisadores da UFMG, da UnB, da Unirio, da UFRN e da UFPA abordarão temas desafiantes como o acesso aos arquivos da ditadura e das comissões da verdade e os instrumentos da Ciência da Informação para recuperar e divulgar esses documentos.

Golpe e verdade
As discussões propostas pelo evento antecedem duas importantes efemérides que serão lembradas em 2024: os 60 anos do golpe militar e os 10 anos de entrega do relatório final da Comissão da Verdade.

O evento terá a participação de Nilmário Miranda, assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos, e da professora Maria Aparecida Moura, diretora de Gestão de Documentos e Arquivos do Arquivo Nacional (MGI).

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo email ditaduramemoria@gmail.com.

Descrição Imagem
Sessão na Comissão Nacional da Verdade, que confirmou o desaparecimento de 200 militantes políticos durante a ditadura militar Foto: Antonio Cruz | Agência Brasil

Evento: A Ditadura militar brasileira: história, memória e resistência

Data: 17 e 18 de agosto de 2023