Evento cultural

Editora UFMG lança obra sobre contracultura e viagens no Brasil ditatorial

A Editora UFMG lança nesta sexta, 11 de novembro de 2022, em Campanha (MG), o livro Revolução das mochilas: contracultura e viagens no Brasil ditatorial, do historiador Leon Kaminski. A obra mostra as práticas de viagens dos jovens brasileiros na década de 1970, durante os “anos de chumbo” da ditadura militar brasileira. O evento será às 20 horas, no Ginásio Canário, durante a 20ª Feira do Livro da cidade.

Para aqueles jovens, como diz o autor, a resistência e a luta pela liberdade consistiam em sair Brasil afora, com uma mochila nas costas, como forma de sobreviver à repressão, ao medo e à imposição de um padrão de comportamento.

As narrativas de viagens marcaram a história da humanidade e estão presentes no cinema, na música, nas artes em geral e mesmo na imprensa. No Brasil, as viagens no tempo da ditadura possibilitaram transformações sociais e políticas profundas. Em diversos locais, criaram-se comunidades alternativas, e surgiu ainda um movimento de contracultura. Durante quatro anos, Leon Kaminski viajou pelo país seguindo os mesmos passos dos jovens dos anos 70. Muitas comunidades não existem mais, por causa da violência ou do crescimento desenfreado do turismo, mas algumas persistem, cercadas pelas mesmas auras do passado.

Para a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Samantha Viz Quadrat, que assina o prefácio, Kaminski se consolida como uma referência em contracultura no Brasil. “Ele rompe muitas vezes com a visão idealizada de que a memória construída resiste em questionar”, afirma. Embora o tema seja propício a romantizações, a obra dialoga com a historiografia, procurando compreender. de forma mais ampla, as complexas relações entre a sociedade e o regime militar.

Leon Kaminski é doutor em História pela UFF e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Organizou o livro Contracultura no Brasil, anos 70: circulação, espaços e sociabilidades (Editora CRV, 2019).

A revolução das mochilas: contracultura e viagens no Brasil ditatorial
De Leon Kaminski
Editora UFMG
361 páginas | R$ 42,50 (preço promocional no site da Editora)