Evento acadêmico

Em seminário, cientistas políticos avaliam reflexos e cenários antecipados pelas eleições municipais

De 18 a 20 de maio de 2021, o Grupo Opinião Pública da UFMG, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), promove o seminário nacional Eleições municipais: o que refletiram e o que anteciparam, que tratará das consequências e cenários abertos pelo pleito eleitoral de 2020, inclusive em relação a possíveis impactos sobre as eleições presidenciais do próximo ano. As discussões, que reunirão expoentes da ciência política brasileira, serão transmitidas pelo canal do Opinião Pública no YouTube. Os interessados devem preencher formulário na página do evento. A inscrição é gratuita.

Durante três dias, serão analisados o desempenho da esquerda e da direita no pleito municipal, o impacto do fim das coligações proporcionais, o avanço das minorias (mulheres, negros, LGBT+, indígenas e quilombolas que se elegeram vereadores), as implicações do resultado sobre a popularidade do presidente Jair Bolsonaro e o predomínio das campanhas nas redes em detrimento das ruas.

O seminário é coordenado por Mara Telles, professora do Departamento de Ciência Política da UFMG, Antonio Lavareda, do Ipespe, e Silvana Krause, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Descrição Imagem
Resultado das eleições de 2020 e suas consequências para o pleito de 2022 serão analisados durante o evento TRE-GO