Em seu segundo dia, Semana do Conhecimento terá discussões sobre o futuro da ciência brasileira e inteligência artificial na saúde
O segundo dia de atividades da Semana do Conhecimento da UFMG será aberto nesta terça, 20 de outubro de 2020, às 9h, com a 10ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores Técnico-administrativos em Educação (TAE). Organizada pela Pró-reitoria de Recursos Humanos, a mostra tem como objetivo divulgar a produção de servidores em cursos formais e boas práticas adotadas no trabalho. Evasão escolar no Brasil e na Argentina entre 2003 e 2015 e Políticas públicas educacionais para a prestação de serviços são alguns dos temas em pauta. As apresentações encerram-se às 17h.
Três outras mostras também estão disponíveis: Prae/DAC de fomento à criação, Pesquisa e extensão na Rede de Museus e Visualiza UFMG. A primeira, em formato de vídeos, resumos e pôsteres virtuais, reúne sete projetos desenvolvidos por alunos de graduação e de pós-graduação contemplados pelo Programa de Fomento à Criação Estudante da UFMG. A segunda contempla trabalhos de extensão e de iniciação científica produzidos no âmbito dos espaços que integram a Rede de Museus da UFMG. Por último, a Visualiza UFMG exibe 31 vídeos, com duração de até três minutos, que destacam atividades e resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFMG.
Desafios da ciência
Às 10h, ocorre a mesa redonda Desafios atuais e as perspectivas para o futuro da C&T (Ciência e Tecnologia) no Brasil, com transmissão no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube. Participam do debate Soraia Smaili, reitora da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Celso Pansera, secretário executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br). A mediação será feita pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida.
Cirurgias robóticas, diagnósticos mais precisos, recomendação de tratamentos com menos efeitos colaterais são alguns temas que pontuarão o UFMG Talks em casa: desafios e aplicações da inteligência artificial na saúde, que será transmitido ao vivo, a partir das 19h, no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Qual o impacto destas novas tecnologias na relação médico-paciente? Os médicos serão substituídos por robôs? Que habilidades serão necessárias aos profissionais da saúde no futuro? Essas são algumas perguntas que conduzirão a conversa entre os professores Marco Aurélio Romano Silva, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, e Wagner Meira Jr., do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelo público.
Também às 19h, um grupo de especialistas da área de direito vão participar do webinar Racismo, ações afirmativas e inteligência artificial. A conversa reunirá a juíza do trabalho Bárbara de Moraes Ribeiro Soares Ferrito, os professores Beclaute Oliveira Silva, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas, e Camila Silva Nicácio e Adriana Goulart de Sena Orsini, ambas da Faculdade de Direito da UFMG.
A programação de hoje e dos demais dias do evento está disponível na página da 29ª Semana do Conhecimento UFMG.