Evento cultural

Escultura em metal sobre peças de fricção é exposta no Centro Cultural

Nesta terça-feira, 22 de agosto de 2023, às 19h, será aberta, no Centro Cultural UFMG, a exposição Friccionáveis – um processo, de Leonardo Dutra. A mostra tem curadoria do professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas Artes da UFMG (EBA), e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura.

“A fricção é, paradoxalmente, o mecanismo de sustentação e alteração de poses de uma certa forma de escultura em metal. Também paradoxalmente, essas poses são fotografadas para gerar a ilusão de movimento na transformação do cinema. Na mostra, apresentamos em sequência os diversos fracassos que tensionam a nossa vontade de obter esses friccionáveis, mas que nos mostraram ser incontornáveis”, explica Leonardo.

Trajetória
Artífice, acadêmico e pesquisador, Leonardo Dutra estuda e pratica a apropriação de processos industriais nas artes. Ele é residente pós-doutoral do LabTri da EBA, onde investiga a escultura em metal automatizada e miniaturizada em alta precisão. Dutra tem doutorado em Artes na EBA, na linha de Cinema, mestrado em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e é bacharel em Comunicação pela PUC Minas.

Friccionáveis – um processo poderá ser vista até 24 de setembro deste ano. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

Descrição Imagem
Detalhe da escultura de Leonardo Dutra Foto: Divulgação

Exposição Friccionáveis – um processo
de Leonardo Dutra