Evento cultural

Espetáculo de formatura do TU discute resistência e ancestralidade

Em meio aos afazeres e problemas do cotidiano, os moradores de uma comunidade próspera lutam para manter seu território ocupado frente à desapropriação, recorrendo à memória e aos ensinamentos de seus ancestrais.

Esse é o enredo do espetáculo Um pé de nós, que marca a formatura da turma Z do Teatro Universitário da UFMG e tem suas últimas apresentações neste domingo, 3 de dezembro de 2023, às 16h30 e 20h30. A entrada é franca, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes das sessões na Funarte (Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte).

Linguagem cênica negra
A direção de Um pé de nós é de Lucas Fabrício, ex-aluno do Teatro Universitário, formado em 2012. “Para o processo criativo, optamos pelo caminho da autoralidade, por meio de encontro coletivo pautado nas nossas questões individuais, tramando daí os fios e discussões para criação do espetáculo. Cada atriz e ator pode trazer um pouco de si para a construção de personagens, o que alimentou a dramaturgia assinada por duas alunas da turma. Como a maioria da turma e da equipe artística é composta de pessoas negras, questões étnico-raciais permearam todo o processo, favorecendo a construção de uma linguagem cênica negra”, conta o diretor.

A montagem do espetáculo contou também com Alice Cabral, outra ex-aluna do TU que assina a direção musical e a preparação vocal. Ela conduziu o grupo nas investigações da musicalidade do samba. Em cena, o elenco canta e toca composições próprias.

A dramaturgia é assinada pelas formandas Mileide Moura e Pâmela Barbosa. A inspiração partiu de textos de Conceição Evaristo e Muniz Sodré e de pesquisas sobre disputas territoriais, abrangendo ocupações urbanas, periferias e quilombos.

Os sete atores do elenco integram a Turma Z, que inaugurou o novo currículo do curso, que tem duração de dois anos.

Descrição Imagem
Elenco de 'Um pé de nós' Foto: Analu Diniz

Espetáculo Um pé de nós

Direção: Lucas Fabrício