Evento acadêmico

Ética, gênero e inovação: Semana do Bibliotecário começa na segunda com discussões sobre vários temas

Ver cartaz do evento >

De segunda-feira, 1º, até quinta-feira, 4 de março de 2021, será realizada a quinta edição da Semana do Bibliotecário. O evento, organizado de forma remota pela Biblioteca da Escola da Ciência da Informação (ECI), terá a participação de pesquisadores e profissionais de diversas universidades do país.

O evento, que será transmitido ao vivo pelo canal da Biblioteca da ECI no YouTube, não necessita de inscrição prévia. Participantes que assinarem a lista de presença receberão certificados. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail bib@eci.ufmg.br.

Programação
No primeiro dia do evento, logo após a cerimônia de abertura, que ocorrerá às 9h30, Elizete Vieira Vitorino, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falará sobre os desafios da competência em informação, com mediação da professora Ana Paula Meneses, da ECI. Às 14h, Carlos Henrique Marcondes, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e docente visitante na UFMG, abordará as tecnologias de dados abertos interligados.

Na terça feira, dia 2, às 9h30, Franciéle Carneiro Garcês, doutoranda na ECI, falará sobre o protagonismo da mulher na biblioteconomia e na ciência da informação. No período da tarde, às 14h,  a professora Ana Paula Meneses, da ECI, discorrerá sobre o uso ético da informação científica na perspectiva do plágio acadêmico.

As atividades da quarta-feira, dia 3, também terão início às 9h30. Os bibliotecários Elisa Vaz Dobrilloviche e Yuri Martins falarão sobre as ações de marketing e incentivo à leitura desenvolvidas na Biblioteca Corporativa Sebrae Minas. À tarde, a partir das 14h, Ana Virgínia, ex-chefe da Divisão de Obras Raras da Biblioteca Nacional, ministrará palestra sobre os desafios da prática em biblioteconomia no campo de livros raros.

No último dia, 4 de março, a programação prevê quatro palestres. Às 9h30, a professora Elisângela Aganette, da ECI, falará sobre as implicações da gestão de processos na gestão informacional. Em seguida, Tatiana Pereira Queiroz, mestre e doutora pela ECI, discorrerá sobre a imagem de um curso de graduação em biblioteconomia na perspectiva dos egressos.

As duas últimas palestras serão realizadas no período da tarde: Às 14h, a doutora e mestra pela ECI Fernanda Gomes Almeida tratará dos aspectos ligados à interoperabilidade e a desambiguação promovida pelo identificador digital ORCID. Por fim, o pesquisador da área de Ciência da Informação José Ricardo da Silva Neto apresentará resultados de seus estudos sobre o arquétipo do bibliotecário e sua representação nos memes da internet e na cultura pop.

Descrição Imagem
Bibliotecários da ECI: arquétipo do bibliotecário será discutido durante o evento Flickr UFMG