Evento cultural

Exposição 'Brasilidade' aborda vida social e relações políticas do brasileiro

No período de 5 a 23 de agosto, o Espaço Arte-Educação, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, campus Pampulha, sedia a exposição Brasilidade, do artista plástico Rincon. A visitação é gratuita e constitui-se como um dos eventos de abertura do segundo semestre letivo da Faculdade. A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Haverá bate-papo com o artista, no dia 13 de agosto, às 19h, no local da exposição.

A mostra reúne pinturas, fotografias e instalações do artista, que trabalha os elementos pictóricos e suas interações, visando construir imagens com potencial de expressar sentimentos e comportamentos do cidadão brasileiro. O objetivo da exposição é proporcionar ao público a observação das condições nas quais os personagens estão inseridos nas pinturas e, a partir dessa observação, refletir sobre a própria identidade.

A arte de Rincon tem inspiração na arte de rua de Banksy, a qual apresenta um acentuado conteúdo social, evidenciando sua aversão aos conceitos de autoridade, poder e manipulação dos sujeitos.

Sobre o artista

Guilherme Rincon Amora é natural de Belo Horizonte. É bacharel em artes visuais/pintura pela Escola de Belas-Artes da UFMG, formado em 2019. Atualmente cursa licenciatura no mesmo curso. Como bolsista da Pró-reitoria de Extensão, faz parte do grupo de professores em formação do Centro Pedagógico da UFMG e vivencia a docência de arte para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também é coordenador adjunto do projeto de extensão Voos do Projeto de Ensino Médio de Jovens Adultos (Proemja), que busca desenvolver a formação dos alunos pelo viés da cultura e do lazer.

O artista plástico participou de exposições coletivas na Escola de Belas-Artes (2015, 2017 e 2018) e foi curador da exposição Autorretratos e Fotografias do Proemja (2017). Também é músico, baterista da banda Criminals. Esta faceta musical de Rincon teve início quando era ainda muito jovem, e seu pai, o também artista Wagner Rincon Amora, foi e é sua grande fonte de inspiração no mundo das artes.

(Fonte: Renata Amaral, professora - Centro Pedagógico UFMG)

Descrição Imagem
Detalhe da obra Entropia, acrílica s/tecido, 120 x 60cm, Rincon, 2017 Divulgação