Evento acadêmico

Quarta, às 14h: fórum discute ações colaborativas no ensino remoto emergencial

Nesta quarta-feira, 17 de março de 2021, a partir das 14h, o programa Integração Docente vai promover debate sobre as experiências de articulação entre professores e estudantes para a implantação do ensino remoto emergencial na UFMG, adotado para viabilizar a retomada das aulas em meio à pandemia de Covid-19. A 17ª edição do fórum será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Ações Comunitárias (CAC) no YouTube, no qual ficará disponível, e terá tradução simultânea em Libras. 

No evento, serão apresentadas ações colaborativas desenvolvidas por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos para adaptar as atividades ao contexto de distanciamento social com qualidade e inclusão.

Integrarão o painel os professores Fabiane Ribeiro Ferreira, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Eeffto), Shirlei Sales, da Faculdade de Educação (FaE), e Luiz Machado, vice-diretor da Escola de Engenharia. 

O fórum contará ainda com a presença da pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliane Amaral, professora de obstetrícia. Dedicada a temas como educação para médicos e demais profissionais da área, ela falará sobre formação e desenvolvimento docente na educação superior. 

“Nenhum a menos”
Com o objetivo de retomar as aulas “sem nenhum aluno a menos”, alguns movimentos coletivos promoviam, às vésperas do retorno, reuniões de planejamento, trocas de conhecimentos sobre usos de tecnologias e metodologias para o ensino, além de busca ativa de estudantes. 

De acordo com a professora Maria Flores Batista, titular da Diretoria de Inovações e Metodologias de Ensino (GIZ), questões como a dinâmica e o potencial dessas ações para a missão da universidade pública e para as atividades letivas no pós-pandemia serão discutidas no evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail integracaodocente@ufmg.br.

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Professores descreverão ações colaborativas desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos administrativos, para adaptar as atividades ao contexto de distanciamento social Lucas Braga / UFMG