Político-administrativo

Fundação Ipead celebra 75 anos em solenidade nesta quinta

Ver cartaz do evento >

Uma solenidade no campus Pampulha vai celebrar, nesta quinta, 1º de junho de 2023, os 75 anos do Ipead, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais. O evento, com início às 17h, será realizado no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha. A abertura será feita pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, e pelo presidente do Ipead, Fabrício José Missio.

Entidade sem fins lucrativos, o Ipead é credenciado pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) como fundação de apoio à Face. Referência nacional em gestão de projetos de extensão, cursos, pesquisa e inovação tecnológica, o Instituto é parceiro de centros de estudos e pesquisadores no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, ampliou sua atuação, estabelecendo parcerias com empresas privadas para análises setoriais e de mercado.

O Ipead presta serviços à academia e à sociedade, de forma geral, na medida em que gera informações úteis para o setor público, para as empresas e para os direitos da cidadania. A fundação produz pesquisas sobre evolução de preços, custo da cesta básica, de aluguéis, entre muitos outros temas. Entre as ações da fundação que se destacam, está a construção do Índice de Preços ao Consumidor, que passou a ser calculado em 1965.

Rigor e atualização
A Fundação Ipead foi instituída em 1948, como Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas, por iniciativa de professores da face e com apoio de instituições das áreas comercial, financeira e industrial em Minas Gerais. Tornada fundação em 2003, é reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento de metodologias que atendem aos mais rigorosos padrões científicos e à produção de indicadores que seguem critérios técnicos atualizados.

O evento que vai marcar o aniversário do Ipead terá palestra do professor João Antonio de Paula, da Face e do Cedeplar, sobre a história da fundação, apresentação de um vídeo sobre projeto que a entidade vai realizar com a população atingida pelo derramamento de lama de minério em Brumadinho e um coquetel ao som do Quarteto Estação, formado por alunos da Escola de Música da UFMG.

Além da reitora e do presidente da fundação, estarão na mesa de abertura da solenidade a diretora da Face, professora Kely César Martins de Paiva, e o presidente do Conselho Curador do Ipead, professor Cássio Maldonado Turra.

Descrição Imagem
Técnicos na sede do Ipead: informações para o setor público, as empresas e os cidadãos Foto: Elton Lopes / Divulgação

30 de maio a 1 de junho de 2023

Faculdade Ciências Econômicas (Face)