Evento cultural

Geraes Big Band toca ritmos brasileiros no Quarta Doze e Trinta

Nesta quarta-feira, 7 de junho de 2023, o projeto Quarta Doze e Trinta recebe a Geraes Big Band, às 12h30, na Praça de Serviços. O grupo apresenta um concerto totalmente dedicado à música brasileira, com base em uma leitura particular da clássica formação surgida nos anos 1920 nos Estados Unidos.

Segundo o professor Pedro Mota, um dos diretores, o formato chegou ao Brasil nos anos 1940, com grupos como a Orquestra Tabajara, e segue até os dias atuais, adaptando-se à música brasileira.

Para a apresentação do Quarta Doze e Trinta, novos elementos serão adicionados à formação. “De um modo geral, as Big Bands são formadas por ‘famílias de instrumentos’. Dentro dos sopros, temos o naipe de saxofones, trompetes e trombones, e temos também a chamada ‘cozinha’, que seriam os instrumentos de base: piano, guitarra, contrabaixo, bateria e percussão. Nesta quarta-feira, teremos o acréscimo de um quinteto vocal e de instrumentos que não são característicos das Big Bands, como violino e viola", informa Mota.

Diversidade de ritmos
Já há alguns semestres, a Geraes Big Band tem se dedicado a uma intensa pesquisa sobre a diversidade da música brasileira, que parte do baião e do samba e chega até a sua herança africana. “Trabalhamos com um repertório baseado nas claves de congado e de candomblé. Há um trabalho dedicado à música que representa o nosso perfil identitário”, conta Pedro Mota. O repertório do show na UFMG contará com obras de compositores e arranjadores como Moacir Santos, Letieres Leite, Hermeto Paschoal e Rafael Martini, um dos diretores da Big Band.

Com mais de 20 anos de existência, a Geraes funciona como um espaço de pesquisa e trabalho sobre o repertório de big band para alunos e professores da Escola de Música da UFMG.

O Quarta Doze e Trinta é uma realização da Pró-reitoria de Cultura da UFMG, e a entrada é gratuita.

Descrição Imagem
Com mais de 20 anos de existência, a Geraes funciona como um espaço de pesquisa e trabalho sobre o repertório de Big Band para alunos e professores da Escola de Música da UFMG Foto: Ana Luiza Araújo

6 a 7 de junho de 2023

Praça de Serviços