Hoje, às 16h: Live Boletim UFMG debate fomento e cortes na ciência brasileira
Na última sexta-feira, dia 15, em debate promovido pela SBPC Minas sobre o impacto do corte de recursos no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), afirmou que “o corte fere mortalmente o sistema federal de ciência, tecnologia e inovação, com repercussão gravíssima para os estados e consequências até mesmo irreversíveis”.
No mesmo dia, foi sancionada a lei que prevê a redução de cerca de R$ 600 milhões do crédito suplementar destinado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O corte representa queda de 92% do orçamento do FNDCT.
A próxima edição da Live Boletim UFMG vai abrigar debate justamente sobre os impactos desse corte e a situação do financiamento da pesquisa no país, cujo orçamento vem sendo reduzido a cada ano. O encontro terá participação de Mario Montenegro Campos, pró-reitor de Pesquisa da UFMG e professor do Departamento de Ciência da Computação, e do próprio Paulo Beirão, docente aposentado do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB.
A conversa será transmitida ao vivo nesta sexta, dia 22 de outubro de 2021, das 16h às 17h, pelo perfil da UFMG no Instagram.
Sobre a live
A cada mês, a Live Boletim UFMG convida pesquisadores e professores, da UFMG e de fora da instituição, para debater temas relevantes do Brasil e do mundo contemporâneos. A iniciativa é organizada pela equipe de redes sociais do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG.
Desde junho de 2020, foram abordados temas como a lei de inclusão e saúde mental, investimento no esporte e enfrentamento à covid-19. Todas as edições continuam salvas na galeria de vídeos do perfil no Instagram.