Evento cultural

II Mostra 'Trabalho EnCena' abre com exibição do filme 'Arábia'

Ver cartaz do evento >

A II Mostra Trabalho EnCena abre na quarta-feira, 14 de agosto de 2019, com a exibição do filme 'Arábia', no MIS Cine Santa Tereza. A sessão começa às 19h e será seguida por debate com o diretor do filme, João Dumans, e Dayse Cunha, professora da FaE UFMG, com mediação de Carolyne Barros, professora da Fafich UFMG. A entrada é gratuito e aberta ao público.

A mostra é realizada pelo Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (LabTrab) da UFMG. O objetivo é refletir sobre quatro temáticas centrais a partir do cinema: o trabalho na mineração; racismo e mundo do trabalho; economia solidária e função terapêutica do trabalho; e os desafios da autogestão dos trabalhadores.

De acordo com os organizadores, a mostra terá quatro sessões gratuitas de cinema, todas seguidas de debates, realizadas de agosto a novembro de 2019.

Sinopse

André é um jovem morador da Vila Operária, bairro vizinho a uma velha fábrica de alumínio, em Ouro Preto, Minas Gerias. Um dia, ele encontra o caderno de um dos operários da fábrica, que sofreu um acidente e, por suas memórias, embarca numa jornada pelas condições de vida dos trabalhadores.

LabTrab

O Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (LabTrab) da Universidade Federal de Minas Gerais foi criado em 2000 e, desde então, constitui-se como importante espaço de formação, reflexão e produção sobre o mundo do trabalho e sobre instituições de segregação, integrando quatro eixos temáticos: trabalhos marginais, informais, ilícitos e precarizados; trabalho em instituições de segregação; relação saúde e trabalho; repercussões psicossociais do encarceramento.

Descrição Imagem
Filme terá exibição seguida de debate Reprodução/Trailer do filme 'Arábia'