Evento cultural

Lançamento de livro sobre a Lei de Cotas é a atração desta quarta no Novembro Negro

Os jornalistas Gabriel Araújo e Vinicius Luiz, ambos com passagem pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, reúnem-se na noite desta quarta-feira, 22 de novembro de 2023, com a jornalista Soraya Fideles, da TV UFMG, para uma sessão de lançamento, seguida de debate, do livro Vidas inteiras: história dos 10 anos da Lei de Cotas. Gabriel e Vinicius assinam o livro junto com a também jornalista Márcia Maria Cruz, que é mestre em Comunicação Social e doutora em Ciência Política pela UFMG. O evento terá início às 19h, no Espaço de Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários) e é aberto ao público geral.

Antes do debate, será exibido o documentário Memórias afirmativas: ações na UFMG, produzido pela TV UFMG, que repassa os avanços alcançados pela Universidade nesse campo, na última década, e faz entrever os desafios enfrentados para fazer a transição da chave “acesso” para a chave “permanência” na luta pela mitigação da desigualdade étnico-racial historicamente acumulada no país. Em seguida, os autores e Soraya Fideles, que assina o roteiro, a direção e a produção do documentário, vão conduzir uma roda de conversa com o público sobre os impactos que as ações afirmativas tiveram na transformação da universidade brasileira no decorrer das últimas duas décadas.

A ideia é que os participantes também debatam o papel que a comunicação social exerceu no imaginário construído em torno desse assunto desde o início das discussões sobre a implementação das cotas no Brasil. Como se sabe, houve forte oposição, inclusive em significativa parte da imprensa brasileira, à implantação dessa política de reparação social. O evento integra a programação do Novembro Negro, que agrega as atividades realizadas na Universidade com foco na consciência negra.

Exposição ‘Abdias do Nascimento’
Na manhã desta quarta-feira, também no âmbito da programação do Novembro Negro, a UFMG promove visita coletiva à exposição Abdias do Nascimento, que está em cartaz no Inhotim, museu de arte contemporânea situado em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Voltado para estudantes e servidores negros da Universidade – e para coletivos estudantis que atuam na temática antirracista –, o passeio é promovido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Jornalista, professor universitário, político (deputado federal, senador e secretário de governo no Rio), escritor e artista plástico, Abdias do Nascimento (1914-2011) foi um dos grandes expoentes da batalha brasileira contra o racismo. Em razão de sua luta por direitos humanos e sociais para a população negra, o intelectual – uma “das mais brilhantes mentes da comunidade negra brasileira”, como se anota no site do Novembro Negro – chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2010.

Uma década de cotas

“Apesar de partilharem entre si um conhecimento que remonta ao continente africano e às práticas afro-brasileiras que aqui foram reinventadas, o direito ao ingresso numa instituição formal de ensino também foi, durante muito tempo, negado às pessoas negras”, escrevem os autores na abertura do livro Vidas inteiras: história dos 10 anos da Lei de Cotas. “Sem a oferta de um ensino público e de qualidade que pudesse corrigir a desigualdade entre negros e brancos no país, as décadas que se seguiram à abolição da escravidão foram marcadas pela deliberada construção de um abismo social, cultural e econômico entre as diferentes cores que compõem a diversidade brasileira”, demarcam, introduzindo a obra.

O livro está dividido em dez capítulos. O primeiro trata do início da Lei de Cotas no Brasil. O segundo fala da “experiência pioneira da universidade idealizada por Darcy Ribeiro”. O terceiro discute os primeiros passos das cotas no Rio de Janeiro. O quarto fala de como essa “revolução” alcançou a Bahia. O quinto foca o caso do Pará. O sexto, o da USP, a maior universidade brasileira. No sétimo, os autores debatem “o empretecimento da maior universidade de Minas Gerais”, a UFMG. No oitavo, tratam de duas histórias das cotas no Sul do país. No nono, mergulham no controverso tema da heteroidentificação. No décimo, discutem o futuro das ações afirmativas.

O livro conta com um epílogo, em que é debatida a votação, na Câmara dos Deputados, da revisão da Lei de Cotas.

Gabriel Araújo é redator e repórter freelancer da Folha de S.Paulo. Atua, também, como curador e crítico de cinema. Vinicius Luiz é produtor da Xirê Podcasts. Entre outros, produz o Pelo avesso, podcast sobre fatos pouco explorados da história do país – a primeira temporada recuperou a história da eugenia no Brasil. Márcia Cruz coordena a comunicação da deputada estadual Macaé Evaristo. É autora, entre outros, do livro Morro do Papagaio, da coleção BH. A cidade de cada um. Soraya Fideles é jornalista do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. Sua atuação tem enfoque recorrente na cobertura de política e Direitos Humanos.

Descrição Imagem
Vinicius Luiz, Márcia Cruz e Gabriel Araújo são os autores de 'Vidas inteiras: história dos 10 anos da Lei de Cotas' Foto: Arquivo pessoal

Livro: Vidas inteiras: história dos 10 anos da Lei de Cotas
Autores: Gabriel Araújo, Vinicius Luiz e Márcia Cruz