Evento cultural

Literatura judaica: seminário divulgará obras de escritores brasileiros em Israel

O Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG (NEJ) e o Centro Cultural Brasileiro em Israel (CCB-Tel Aviv) promoverão, no dia 27 de agosto de 2020, o Seminário Internacional de Literatura Judaica Brasileira, evento on-line para o Brasil e com exibição presencial para convidados no CCB-Tel Aviv, em Israel (conforme normas de quarentena do país). O evento será realizado em língua portuguesa.

O objetivo do seminário é divulgar as obras de escritores judeus brasileiros em Israel por meio de leituras de trechos de livros e análises de temas. Os participantes poderão fazer perguntar e comentários ao final do evento.

A conferência de abertura será apresentada pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Márcio Seligmann-Silva, com a temática Leila Danziger ou a tarefa de ‘anarquivar’ os escombros da judeidade na diáspora. O encerramento será feito pela professora da UFMG Maria Zilda Ferreira Cury, que abordará O direito ao corpo nos romances de Bernardo Kucinski e Julián Fuks.

Doutorandos e mestrandos em literatura judaico-brasileira apresentarão oito comunicações sobre assuntos diversos. A programação está disponível no site do evento.

Participam do seminário os professores Alessandra Conde da Silva (Universidade Federal do Pará), Kenia Maria de Almeida Pereira (Universidade Federal de Uberlândia), Nancy Rozenchan (Universidade de São Paulo), Ricardo Augusto Garro (UFMG), Sandra Almada (Centro Universitário de Formiga) e Saul Kirschbaum (USP). Também foram convidados os escritores Ana Cecília Carvalho, Cíntia Moscovich, Halina Grynberg, Leila Danziger, Leonor Scliar-Cabral, Luana Chnaiderman, Noemi Jaffe, Paulo Rosenbaum, Ronaldo Wrobel, Juliano Klevanskis e Luís Sérgio Krausz.

Descrição Imagem
O escritor Bernardo Kucinski terá sua obra analisada pela professora Maria Zilda Kury Marcos Santos / USP Imagens