Evento acadêmico

Quinta, às 17h: Live Boletim UFMG aborda relação entre saúde mental e a lei de inclusão

Ver cartaz do evento >

Para repercutir as discussões presentes no Setembro Amarelo, mês de conscientização para a prevenção do suicídio, a Live Boletim UFMG promove nesta quinta-feira, 23 de setembro de 2021, a partir das 17h, uma discussão sobre como contemplar os usuários de serviços de saúde mental na Lei Brasileira de Inclusão (LBI). 

Em 2006, a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por 161 países e por diversas entidades internacionais, já incorporava as pessoas com transtorno mental. No Brasil, a Convenção foi regulamentada com a LBI, de 2015, que abarcou em seu texto o transtorno/sofrimento mental e o uso abusivo de álcool e outras drogas. 

Apesar disso, os direitos e desafios relacionados à inclusão de usuários de serviços de saúde mental no Estatuto da Pessoa com Deficiência ainda não foram suficientemente debatidos pelos próprios usuários, profissionais e pela sociedade civil. 

Para ampliar esse diálogo, a Live Boletim UFMG reúne o psicólogo e militante da luta antimanicomial Eduardo Mourão Vasconcelos, que é também cientista político formado pela UFMG e professor aposentado da UFRJ, Izabel Maior, professora de Medicina da UFRJ e primeira pessoa com deficiência a assumir a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos dos PCDs, e Regina Céli Ribeiro, diretora-adjunta do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG e professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade. Essa edição da live foi produzida com o apoio da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG.

O evento será transmitido pelo perfil da UFMG no Instagram (@ufmg)

No Brasil e no mundo
A cada mês, a Live Boletim UFMG traz pesquisadores, professores e convidados, da UFMG e de fora da instituição, para debater temas relevantes no Brasil e no mundo contemporâneos. 

As edições da Live, organizada pela equipe de redes sociais do Centro de Comunicação (Cedecom UFMG), permanecem disponíveis no canal de vídeos do Instagram da Universidade.

Descrição Imagem
Debate sobre os desafios da inclusão de usuários de saúde mental no Estatuto da Pessoa com Deficiência ainda é incipiente Foto: Alexandre Saraiva Carniato/Pexels