Evento cultural

Livro 'Percursos retóricos' será lançado na Academia Mineira de Letras

Ver cartaz do evento >

Nesta quinta-feira, 25 de julho de 2024, a Academia Mineira de Letras (AML) – Rua da Bahia, 1.466, Lourdes – recebe o lançamento do livro Percursos retóricos: entre antigos e contemporâneos, organizado pelas professoras da UFMG Helcira Maria Rodrigues de Lima, da Faculdade de Letras, e Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). As docentes lideram o Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação (Retorar).

Publicada pela Pontes Editora (2023), a obra, escolhida como lançamento do mês pela AML, conta com prefácio da professora da USP Adma Muhana, que vai ministrar palestra no evento, a partir das 19h. Aberta ao público e gratuita, a palestra Amor e ira em ficções ibéricas (séculos 16 e 17) será comentada pelo professor emérito da UFMG Jacyntho Lins Brandão, atual presidente da AML, e mediada pela professora Helcira Lima.

Percursos retóricos
A obra organizada pelas docentes da UFMG conta com a contribuição de 21 estudiosos das mais diversas áreas, do Brasil e de outros países: Frederick Ahl, Rodrigo Bastos, John Brereton, Maria Cecília de M. N. Coelho, Wander Emediato, Maria Flávia Figueiredo, José Luiz Fiorin, Cinthia Gannett, Stefania Giombini, Eduardo Guimarães, João Adolfo Hansen, Manfred Kraus, Priscilla G. Leite, Helcira M. Rodrigues de Lima, Rogério Lopes, Narbal de Marsillac, Adma Muhana, Christian Plantin, Hanne Roer, Elaine C. Sartorelli, Ewa Skwara, María Alejandra Vitale, Martin M. Winkler e Roberto Wu.

Como destaca Adma Muhana, no prefácio, "desde a retórica encenada na tragédia grega até a violência das redes, o livro percorre cronologicamente momentos da história da retórica e contempla as principais linhas de força dos estudos retóricos contemporâneos. Tal diversidade demonstra que, longe de ser uma disciplina obsoleta, a retórica é vária, como vária tem sido a física, a biologia, a filosofia e tantos outros campos de saber ocidentais, desde que foram pela primeira vez assim classificados por Aristóteles”(...) O resultado tem a aparência de um esmerado vitral, com unidades que se agrupam em conjuntos, por sua vez anexados entre si."

A palestrante
Doutora em Filosofia pela USP, Adma Fadul Muhana é professora livre-docente da área de Literatura Portuguesa da universidade paulista desde 2011. Atua principalmente nas seguintes grandes áreas: poética, retórica, literatura portuguesa antiga, literatura brasileira colonial, prosa e poesia dos séculos 16 e 17, Antonio Vieira.

Descrição Imagem
Obra de 2023 é o lançamento do mês de julho na AML Reprodução | Pontes Editora