Evento cultural

Versão virtual do show 'Coisa de bicho', de Luísa Bahia, será lançada nesta quarta

Nesta quarta, 6 de maio de 2020, a partir das 19h, Luísa Bahia vai estrear sua versão virtual do show Coisa de bicho no canal do YouTube da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. O trabalho da cantora e compositora foi lançado no fim de 2019 e mistura blues, samba, baião, lirismo, humor, groove e poesia. Além de composições autorais que refletem o desejo, o destino, a fé e o movimento, a apresentação contará com um número teatral: Luzia Bacia ataca.

Durante o show, Luísa, que também é atriz, diretora teatral e poeta, canta, atua, dança e manipula diferentes instrumentos e objetos que produzem sons, como sacola, água, sino e pandeiro. A autenticidade das composições também resulta de um trabalho de investigação polifônica, que transita entre múltiplas linguagens, desenvolvido pela artista em seus 15 anos de atuação na cena belo-horizontina.

Formada em teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG e pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica do Palácio das Artes, Luísa já se apresentou em mostras e festivais no interior do Brasil e na Itália. Nos últimos anos, tem desenvolvido projetos com parceiros da jovem cena artística mineira, entre os quais os cineastas André Di Franco, Mariana Machado e Paula Santos, e figuras da música, como Richard Neves (integrante do Pato Fu e parceiro de Sérgio Pererê) e Rafael Martini (maestro e músico parceiro de Hermeto Pascoal, Mônica Salmaso e Letieres Leite). Seus trabalhos materializaram-se em espetáculos premiados, curtas, performances poéticas, oficinas, videopoemas e canções com arranjos inusitados em diferentes gêneros.

Circuito Cultural UFMG
O show integra a série especial do Circuito Cultural UFMG #emcasa, projeto realizado pela Diretoria de Ação Cultural que tem o objetivo de potencializar a integração das ações artístico-culturais da Universidade. Em razão da pandemia, uma programação gratuita, diversificada e de qualidade está sendo exibida no ambiente digital, promovendo o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a comunidade artística e acadêmica.

A proposta da curadoria das apresentações é revelar e valorizar os jovens talentos da cena local. Os vídeos foram produzidos pelos próprios artistas, em suas casas, respeitando as regras de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde.

Descrição Imagem
Luísa, que também é atriz, diretora teatral e poeta, aposta no hibridismo e na criatividade em suas criações Maíra Cabral | DAC