Evento acadêmico

Magda Becker fala sobre alfabetização e letramento em evento que comemora 30 anos do Ceale

Em comemoração aos seus 30 anos de fundação, o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) promove nesta terça, 8 de setembro de 2020 (Dia Internacional da Alfabetização), a partir das 16h, uma live com a professora Magda Becker Soares, uma das maiores autoridades brasileiras no tema. Ela falará sobre o seu novo livro Alfaletrar – toda criança pode aprender a ler e a escrever.

Magda Soares é professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG, criadora do Ceale/FaE/UFMG e presidente de honra da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf). Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação, é autora de diversos livros sobre Língua Portuguesa, alfabetização e letramento.

Com carreira acadêmica dedicada à alfabetização e ao letramento, Magda Soares, hoje aposentada na UFMG, desenvolve, há 12 anos, um trabalho voluntário de desenvolvimento profissional de docentes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Sua vivência nas salas de aula, em estreita interação com o corpo docente e com as crianças, possibilitou a análise e formulação de práticas de ensino à luz de teorias de desenvolvimento e aprendizagem e de ações educativas de alfabetização e letramento. O relato dessa experiência é o tema do Ceale Debate desta terça-feira e do seu livro Alfaletrar – Toda criança pode aprender a ler e a escrever.

Socialização de experiências
O Ceale Debate é um ciclo de conferências aberto a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. As conferências são mensais, gratuitas e abertas ao público.

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta acessar o canal do YouTube do projeto no horário marcado. Certificados de participação estarão disponíveis, a partir de outubro, na página da FaE, para as pessoas que preencherem formulário no chat durante a live.

Descrição Imagem
Magda Soares fala sobre seu trabalho de pesquisa com educação Foto: Foca Lisboa / UFMG