Evento cultural

Marlui Miranda, maior intérprete da canção indígena, apresenta repertório do povo Juruna no Conservatório

Ver cartaz do evento >

Com o show Fala de bicho, fala de gente: cantigas de ninar do povo Juruna do Xingu, Marlui Miranda subirá ao palco do Conservatório nesta terça-feira, 22 de novembro de 2022, às 19h30, para cantar 11 cantigas inéditas do povo Juruna adaptadas pelo músico inglês John Surman. Ela terá a seu lado o pianista Leo Ferrarini.

Além de cantora, Marlui é compositora, arranjadora e produtora cultural dedicada há quase 30 anos à pesquisa e a produções diversas. Considerada a mais importante intérprete e pesquisadora da música indígena do Brasil, ela conquistou a Medalha do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. Foi supervisora musical do filme Brincando nos campos do Senhor (Hector Babenco, 1991) e recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Brasília com o filme Hans Staden (Luís Alberto Pereira, 1999). Fala de bicho, fala de gente, lançado em 2014, rendeu-lhe o Prêmio da Música Brasileira 2015 como melhor cantora regional.

Em 1996, Marlui Miranda criou o espetáculo IHU, todos os sons, pelo qual recebeu o prêmio de Melhor CD pela Academia Alemã de Crítica na categoria World Music. Um ano depois, compôs e produziu Missa indígena Kewere: rezar e o CD homônimo, com a participação do Coral Sinfônico do Estado de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica. Em 2005, organizou Ponte entre povos, livro com três CDs encartados em que registra o repertório dos Wayana, Apalai, Katxuyana, Tiriyó e Palikur do Amapá.

Marlui vem realizando turnês no Brasil e no exterior e se apresentou e gravou com Rodolfo Stroeter, Grupo Pau Brasil, Nelson Ayres, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcellos, Trilok Gurtu, Ruriá Duprat, Caíto Marcondes, John Surman, Jack DeJohnette, Egberto Gismonti, Lucian Rogulski, Grupo Beijo, Tiago Pinheiro, Lelo Nazari, entre outros nomes. Em 2009, gravou Yuxin: alma, releitura musical da obra literária de mesmo nome, de autoria de sua irmã, a escritora Ana Miranda, lançada pela Companhia das Letras-Selo Sesc.

Leo Ferrarini é licenciado em Música, pós-graduado em Gestão Educacional e formado em piano pelo Conservatório de Tatuí (SP). Como pianista, produtor e arranjador, atuou em 28 álbuns, entre autorais e de outros artistas, e compôs trilhas sonoras para espetáculos de dança e documentários. Como pesquisador, publicou o livro Guia prático do piano brasileiro: vol.1 – Ernesto Nazareth, destinado ao estudo prático da linguagem do choro ao piano. Na área da educação musical, atua no Conservatório de Tatuí como coordenador e arranjador do grupo artístico Jazz Combo e leciona as disciplinas Piano MPB/jazz, Prática de repertório e Processos criativos musicais.

Retratos do Brasil
Fala de bicho, fala de gente: cantigas de ninar do povo Juruna do Xingu integra a programação da série Retratos do Brasil, do Conservatório UFMG, que promove concertos e shows que retratam manifestações diversas da música brasileira e contribuem com a reflexão sobre a identidade plural do país. Artistas de larga experiência em campos musicais distintos compartilham suas criações e concepções.

Repertório
Metūji Iaren - Povo Parakanã do Pará
Yuparana - Povo Juruna Yudja
Abina Wabaku Tade - Povo Juruna Yudja
Apï Ayã Txuxi Txuxi - Povo Juruna Yudja
Padū Padū - Povo Juruna Yudja
Apï Abaku Da - Povo Juruna Yudja
Ude Lawila Maku - Povo Juruna Yudja
Araruna - Povo Parakanã do Pará
Makaxi Pararako - Povo Juruna Yudja
Tchori Tchori - Povo Jaboti de Rondônia
Kuadi Abïa - Povo Juruna Yudja
* Todas as obras são adaptações de Marlui Miranda

Descrição Imagem
Marlui Miranda foi premiada com o álbum que será apresentado no Conservatório Foto: Gal Oppido

Ficha técnica

Show Fala de bicho, fala de gente: cantigas de ninar do povo Juruna do Xingu | Marlui Miranda
Especial 2022: Retratos do Brasil
Data: 22 de novembro de 2022
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Avenida Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte
Evento gratuito
Tel: (31)3409-8300

Serviço

21 a 22 de novembro de 2022

Conservatório UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

(31)3409-8300

Avenida Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte