Evento cultural

Mostra de Cinema Xavante

A primeira edição da Mostra de Cinema Xavante acontece na Faculdade de Letras da UFMG entre os dias 20 e 22 de novembro de 2017. As entradas são gratuitas.

20/11 - 14h às 17h

Abertura da Mostra
Exibição do filme: Uma Casa Uma Vida (24", Brasil, 2013).
Direção: Rodrigo Soares, Edu Ioschpe, Eligiano Tsa’amri, Romário Tsereioiri, Piedade Rênêwê, Jorge Pemrã.
Comentários: Adriano Mattos Corrêa (UFMG) - Arquiteto e Urbanista, experiência com arquitetura indígena e professor no curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (UFMG).

21/11 - 14h às 17h
Exibição dos filmes:
- Índio Cidadão? (52", Brasil, 2013); Direção: Rodrigo Siqueira.
- Homem Branco em Marãiwatsédé (12", Brasil, 2011) Direção: Marcelo Bichara.
- A Terra Não Termina (15", Brasil, 2012); Direção: Marcelo Bichara.

Comentários: Pablo Luiz de Oliveira Lima (UFMG) - Professor em Formação Intercultural de Educadores Indígenas (UFMG). Coordenador e curador do Acervo Indígena da UFMG.

22/11 - 14h às 17h
Exibição dos filmes:
- Tsõ'rehipãri – Sangradouro (28", Brasil, 2009); Direção: Amandine Goisbault, Divino Tserewahú, Tiago Campos Torres.
Comentários:
Bernard Ava Kaiowa - Estudante de doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG onde desenvolve pesquisa acerca dos filmes-rituais do 'cinema indígena' realizado no Brasil.
André Brasil - Integrante do Comitê Pedagógico de Formação Transversal em Saberes Tradicionais na UFMG. Desenvolve pesquisas no domínio do cinema e do cinema documentário, com atenção à produção de filmes por diretores e coletivos indígenas.
- Piõ Höimanazé - A Mulher Xavante em Sua Arte (52", Brasil, 2008), direção: Cristina Flória
Comentários: Julia Bernstein (UFMG) - Trabalha com formação audiovisual para povos indígenas, colaboradora em mais de 10 etnias ameríndias diferentes.

Descrição Imagem
Still do filme Homem Branco em Marãiwatsédé Filme dirigido por Marcelo Bichara

Ficha técnica

20/11 - 14h às 17h

Abertura da Mostra
Exibição do filme: Uma Casa Uma Vida (24", Brasil, 2013).

21/11 - 14h às 17h
Exibição dos filmes:
- Índio Cidadão? (52", Brasil, 2013); Direção: Rodrigo Siqueira.
- Homem Branco em Marãiwatsédé (12", Brasil, 2011) Direção: Marcelo Bichara.
- A Terra Não Termina (15", Brasil, 2012); Direção: Marcelo Bichara.

22/11 - 14h às 17h
Comentários: