‘Movimente-se’: projeto de extensão do ICB oferece aulas de dança, pilates e yoga
O Projeto Movimente-se, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), está com matrículas abertas para o primeiro semestre deste ano. São ofertadas aulas coletivas de pilates solo, hatha yoga, dança de salão e dança do ventre, sob a perspectiva da promoção da saúde, do bem-estar, da qualidade de vida no trabalho e da vivência no campus. As inscrições vão até 13 de fevereiro.
As aulas coletivas são destinadas à comunidade em geral. Para participar, é necessário apresentar declaração/atestado médico com liberação para a prática de atividades físicas no primeiro dia de aula. As inscrições devem ser realizadas por meio do site da Fundep, onde também é possível conferir outras informações sobre turmas, horários e valores de cada modalidade.
Bem-estar físico e mental
A dança de salão é uma prática corporal que engloba um conjunto de ritmos como samba de gafieira, forró, salsa e zouk, dançados em pares com passos específicos para cada ritmo. Entre os benefícios físicos estão a melhora da coordenação motora, da resistência e do equilíbrio. A prática também aumenta a autoestima, alivia as tensões e auxilia na regulação do estresse. As aulas serão mediadas por Christian Sousa.
Aline Martins conduzirá as aulas de pilates, que busca fortalecer o corpo por meio de alongamentos e pequenos movimentos de resistência, usando a gravidade e seu próprio peso corporal. O pilates de solo tem o objetivo de condicionar os músculos mais profundos e sustentadores do seu corpo para melhorar a postura, o equilíbrio e a coordenação.
Guiadas pela instrutora Flávia Aymone, as aulas de hatha yoga são compostas de posturas físicas, exercícios de respiração consciente e técnicas de meditação e relaxamento. Essa é uma prática corporal e mental que oferece benefícios como redução do estresse, melhora do sono, aumento da capacidade de concentração e melhora da socialização.
A dança do ventre, ou dança oriental árabe, é uma prática corporal que combina movimentos elaborados do quadril, braços, tronco e o ritmo da música. A modalidade permite uma conexão do participante com seu corpo, trabalhando a autoestima e o bem-estar. As aulas serão coordenadas pela instrutora Jéssica Assis.
Outras informações podem ser encontradas na rede social do projeto ou solicitadas pelos e-mails napg@icb.ufmg.br e rh@icb.ufmg.br.