Mulheres do Jequitinhonha e Madrigal Renascentista Unifal encerram Festival de Verão nesta quinta
O grupo Mulheres do Jequitinhonha, formado por artesãs, bordadeiras, tecelãs e poetas, interpretam cantigas enquanto desenvolvem suas atividades cotidianas em documentário que será apresentado nesta quinta-feira, 11 de março de 2021, a partir das 12h, no último dia do 15º Festival de Verão UFMG. O filme poderá ser assistido pelo canal UFMG Cultura no YouTube.
Essas mulheres carregam a conexão com a terra, que é transmitida de geração em geração, mas que aos poucos vem se perdendo. O grupo surge, portanto, como guardião desses saberes ligados a terra, tão essenciais nos dias atuais. A todo momento, suas cantigas evocam a terra, a seca, a chuva, os animais, os desafios e a poesia de se viver no sertão de Minas.
Saiba mais sobre o trabalho do grupo neste vídeo da TV UFMG:
O dia de hoje também marca a última rodada de exibição da mostra Universidade Cidade, que reúne projeções de obras nas áreas de música, dança, artes plásticas, meio ambiente e literatura. Com início às 20h30, as projeções serão na Estação Lagoinha do metrô e no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade.
Por fim, às 21h, haverá apresentação do Madrigal Renascentista Unifal, que também integra a programação de encerramento do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu). Criado em 2009, o grupo é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alfenas.
Todas as atrações (com exceção das projeções) serão transmitidas pelo canal Cultura UFMG na plataforma YouTube. A programação do último dia está detalhada no site do Festival.