Música para bebês e gestantes: simpósio destaca benefícios para o desenvolvimento infantil
O Centro de Musicalização Integrado (CMI), com apoio do Programa de Pós-graduação em Música, promove, de 27 a 29 de outubro de 2022, o Simpósio Internacional de Música com Gestantes e Bebês. Com o objetivo de apresentar e discutir a relação da música com o desenvolvimento na primeira infância, o evento, de caráter acadêmico e formato híbrido, tem inscrições abertas.
São 90 vagas destinadas a profissionais e estudantes. As atividades serão transmitidas pela plataforma Zoom (o link de acesso será encaminhado aos inscritos). As dinâmicas presenciais serão na Escola de Música, no campus Pampulha. As taxas variam de R$35 a R$150, conforme categorias de participação (estudantes de graduação, pós-graduandos e profissionais). Os participantes receberão, por e-mail, certificados emitidos pelo CMI. As inscrições devem ser feitas até 26 de outubro.
Musicoterapia obstétrica
A programação inclui palestras, nas quais serão discutidos temas sobre o papel da música na vida das gestantes e dos bebês, e workshop a respeito da musicoterapia focal obstétrica, com o criador e musicoterapeuta Gabriel Federico. Ele será o mediador do seminário em que serão apresentados os trabalhos finais da formação em Musicoterapia Focal Obstétrica. O curso, de aperfeiçoamento em nível de extensão, foi promovido pela UFMG. Veja a programação do evento.
O filme Guardiãs do nascimento na Chapada Diamantina será exibido no encerramento. A trama retrata a jornada do ciclo gestacional até o parto, em uma travessia ritualística com presença dos quatro elementos da natureza: ar, água, fogo e terra. Ainda no último dia, será realizado o concerto Dó-Mi-Bebê, que servirá de base para uma discussão sobre como os bebês ouvem e interagem com as canções e quais os benefícios provocados por essa interação.