Evento acadêmico

Quarta, às 21h: Pesquisadora aborda diálogo de Platão que conecta retórica, filosofia e oratória

Ver cartaz do evento >

Patricia Lucchesi Barbosa, mestre e doutora em Filosofia Antiga pela UFMG, vai conduzir a próxima edição do projeto de extensão UFMG noturna. Na quarta, 17 de maio de 2023, a partir das 21h, ela fará a palestra Platão retórico? Uma reflexão sobre a psicagogia no Fedro. Aberto ao público geral, o encontro será na sala 412 B do CAD2, no campus Pampulha, e será mediado pelo doutorando em Filosofia Daniel Couto. Patricia é doutora e mestre em Filosofia Antiga pela UFMG – defendeu com a nota máxima a tese A performance da psicagogia no ‘Fedro’ de Platão.

Psicagogia significa, literalmente, condução da alma. Na cultura grega, há figuras como o psicopompo (o que conduz a alma de um morto, como o deus Hermes, que leva os mortos para o Hades, região infernal, ou o psicagogo (o que evoca a alma de um morto; era o que fazia a necromancia, ritual de invocação da alma de um morto para predizer o futuro). De acordo com a professora Maria Cecilia de Miranda Coelho, responsável pelo UFMG Noturna, Platão deu ao termo novo sentido, aludindo ao direcionamento da alma do jovem para a filosofia. Essa ressignificação, em si mesma, já é um tema de pesquisa interessante.

“Para onde vais, meu caro Fedro, e de onde vens?” (227a), assim começa o Fedro de Platão, como registra Patricia Lucchesi, ao comentar sua apresentação desta semana. Ela enfatiza que Sócrates pergunta primeiro pelo ponto de chegada, e não pelo de partida, o que não lhe parece acidental, “já que as frases iniciais dos diálogos de Platão são sempre estrategicamente eleitas como fractais do diálogo como um todo, no caso, o direcionamento ou transporte da alma”. Segundo a pesquisadora, é preciso saber aonde se quer chegar para melhor definir o modo de se conduzir até esse destino. “Pela complexidade de seu tema, e as conexões entre retórica, filosofia e oratória, Fedro é um dos diálogos mais desafiadores de Platão”, diz Patricia.
Patricia Lucchesi coordena o projeto cultural Estação Filosofia, em parceria com a artista Regina Souza e com a Casa Outono Café e Cultura, desenvolve pesquisas na UFMG e na Universidade Federal de Uberlândia e lecionou epistemologia, antropologia, ontologia e ética na Universidade Federal de Alfenas.

Diálogo interdisciplinar
O ciclo UFMG noturna oferece, a um público mais geral, aulas abertas relacionadas aos temas das disciplinas conduzidas pela professora Maria Cecília Coelho. As mesas temáticas promovem diálogo interdisciplinar entre Letras, Filosofia e Histórias Antigas e ampliam o leque de atividades para os alunos do turno noturno. Neste semestre, a atividade está ligada à disciplina História da Filosofia Antiga I, do curso de graduação em Filosofia. O público externo não precisa fazer inscrição para as palestras presenciais; basta assinar a lista de presença para receber certificado de participação.

Descrição Imagem
Alegoria da tripartição da alma em 'Fedro', de Platão Domínio público