Evento cultural

Oficina e show de Amaro Freitas abrem 55° Festival de Inverno UFMG nesta quarta

Com o tema Emergências e insurgências: estética, políticas e culturas, a 55ª edição do Festival de Inverno da UFMG será aberta nesta quarta-feira, 19 de julho de 2023, às 19h30, no Conservatório UFMG, com participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida e do pró-reitor de Cultura, Fernando Mencarelli.

Em seguida, às 20h, o artista pernambucano Amaro Freitas se apresenta em um show solo. O jazz moderno do pianista e compositor é influenciado pelos ritmos da cultura nordestina como frevo, baião, maracatu, ciranda e maxixe. Na apresentação, o artista consolida a sua proposta de cruzar elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz em uma única espiral sonora. No repertório, estão a inédita Dança dos martelos, o baião autoral Dona Eni, além de releituras, como a de Lamento sertanejo, de Dominguinhos e Gilberto Gil.

Nascido em Recife, em 1991, Amaro Freitas é graduado em Produção Fonográfica e é dono de uma consistente carreira como pianista, compositor, arranjador e diretor musical. Realizou concertos nacionais e internacionais e participou de grandes festivais de jazz e residências artísticas, como a da Montreux Jazz Academy. O artista participou do álbum Em trânsito (2018), de Lenine, e do EP Existe amor (2020), de Milton Nascimento e Criolo. Em 2021, já consolidado na cena do jazz nacional, lançou seu terceiro e mais recente álbum, Sankofa.

Piano moderno e rítmica afro-brasileira
 Antes, às 14h, também no Conservatório, Amaro Freitas vai ministrar a oficina O piano moderno na rítmica afro-brasileira, em que abordará aspectos de sua produção musical e seu processo criativo e de improvisação, tendo como base a rítmica afro-brasileira. Ao longo do workshop, Amaro fará um estudo de caso com uma de suas músicas. Para acompanhar a atividade, o interessado deve levar algum instrumento para interagir com o pianista. A participação é gratuita e dispensa inscrição prévia; basta comparecer ao Conservatório antes do início da oficina. O número de vagas é limitado a 40. 

A programação integralmente gratuita segue até dia 27 com uma série de mesas-redondas, shows, oficinas e mostras de diferentes manifestações culturais do país.

Descrição Imagem
Ritmos da cultura nordestina como frevo, baião, maracatu, ciranda e maxixe influenciam repertório de jazz do compositor Foto: divulgação

Ficha técnica

Solenidade oficial de abertura do 55º Festival de Inverno da UFMG
Data: 19 de julho de 2023
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte)
Evento gratuito
Programação completa no site do Festival

Serviço

19 de julho de 2023

às 19h

Conservatório UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Avenida Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte