Oficina e show de Amaro Freitas abrem 55° Festival de Inverno UFMG nesta quarta
Com o tema Emergências e insurgências: estética, políticas e culturas, a 55ª edição do Festival de Inverno da UFMG será aberta nesta quarta-feira, 19 de julho de 2023, às 19h30, no Conservatório UFMG, com participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida e do pró-reitor de Cultura, Fernando Mencarelli.
Em seguida, às 20h, o artista pernambucano Amaro Freitas se apresenta em um show solo. O jazz moderno do pianista e compositor é influenciado pelos ritmos da cultura nordestina como frevo, baião, maracatu, ciranda e maxixe. Na apresentação, o artista consolida a sua proposta de cruzar elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz em uma única espiral sonora. No repertório, estão a inédita Dança dos martelos, o baião autoral Dona Eni, além de releituras, como a de Lamento sertanejo, de Dominguinhos e Gilberto Gil.
Nascido em Recife, em 1991, Amaro Freitas é graduado em Produção Fonográfica e é dono de uma consistente carreira como pianista, compositor, arranjador e diretor musical. Realizou concertos nacionais e internacionais e participou de grandes festivais de jazz e residências artísticas, como a da Montreux Jazz Academy. O artista participou do álbum Em trânsito (2018), de Lenine, e do EP Existe amor (2020), de Milton Nascimento e Criolo. Em 2021, já consolidado na cena do jazz nacional, lançou seu terceiro e mais recente álbum, Sankofa.
Piano moderno e rítmica afro-brasileira
Antes, às 14h, também no Conservatório, Amaro Freitas vai ministrar a oficina O piano moderno na rítmica afro-brasileira, em que abordará aspectos de sua produção musical e seu processo criativo e de improvisação, tendo como base a rítmica afro-brasileira. Ao longo do workshop, Amaro fará um estudo de caso com uma de suas músicas. Para acompanhar a atividade, o interessado deve levar algum instrumento para interagir com o pianista. A participação é gratuita e dispensa inscrição prévia; basta comparecer ao Conservatório antes do início da oficina. O número de vagas é limitado a 40.