Político-administrativo

Palestra vai apresentar experiência da Comissão Própria de Avaliação da UFMG

A professora Viviane Birchal, diretora de Avaliação Institucional da UFMG, participará nesta quarta-feira, 18 de outubro, do programa Rodas de diálogos CPAs Ipes 2023. Ela vai ministrar a palestra A relevância do processo de autoavaliação institucional no trabalho desenvolvido pelos NDEs. NDEs são os Núcleos Docentes Estruturantes, e CPAs são as Comissões Próprias de Avaliação.

A palestra está agendada para o período das 16h às 18h. As inscrições podem ser feitas até a quarta-feira, no portal do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O evento será transmitido no canal do IFSP no YouTube.

Viviane, que coordena a CPA da UFMG, vai apresentar a experiência da Comissão na gestão de seus processos avaliativos, com destaque para o trabalho que vem sendo desenvolvido com os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs).

Na UFMG, a Comissão incentiva o bom funcionamento dos NDEs, induz atividades de autoavaliação, promove a escuta e a interação entre os Núcleos e encaminha as demandas às instâncias pertinentes. De acordo com a diretora de Avaliação Institucional, a proximidade da CPA com os NDEs visa propiciar o bom desempenho dos Núcleos em sua função primordial: preservar a atualidade do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em face das demandas e possibilidades do campo de atuação profissional e da sociedade, em sentido amplo, garantindo sua implementação e atualização, com base na avaliação constante de seus diversos aspectos.