Evento acadêmico

Povo nas ruas e populismo nas redes: webinar discute funcionamento das instituições nesta quarta

Ver cartaz do evento >

Nesta quarta-feira, 10 de junho de 2020, o Ciclo IEAT 20 anos reúne virtualmente professores da UFMG e de universidades do exterior para debater o tema As instituições estão realmente funcionando? Povo nas ruas e populismo nas redes. O webinar será transmitido a partir das 10h pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

O objetivo do seminário é promover reflexão sobre como, nos últimos anos, as manifestações de rua organizadas pelas redes sociais no Brasil e no mundo afetaram o funcionamento das instituições. O encontro tem a proposta também de servir à discussão de novas questões que permeiam esse cenário com o advento da pandemia. Mesmo com as orientações dos órgãos de saúde para a manutenção do distanciamento social, manifestações com as mais variadas reivindicações têm ocorrido dentro e fora do país, como as do último domingo, dia 7, no Brasil.

A conferência contará com a participação dos professores Andrés Malamud, da Universidade de Lisboa, Gilberto Aranda, da Universidade do Chile, Bruno Reis, do Departamento de Ciência Política, e Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social, ambos da Fafich-UFMG. A moderação será feita pelo professor Dawisson Belém Lopes, diretor-adjunto de Relações Internacionais da Universidade.

Andrés Malamud é investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Licenciado em ciência política pela Universidade de Buenos Aires, é doutor pelo Instituto Universitário Europeu de Florença. Atua como pesquisador visitante no Instituto Max Planck de Heidelberg, na Alemanha, e na Universidade de Maryland, College Park, nos Estados Unidos. Pesquisa instituições políticas em perspectiva comparada, integração regional, política externa, estudos europeus e política latino-americana.

Professor do Instituto de Estudos Internacionais da Universidade do Chile, Gilberto Aranda é licenciado em história e em comunicação social e jornalismo pela própria instituição chilena, onde fez mestrado em estudos internacionais. É mestre em direitos humanos contemporâneos pela Universidade Internacional da Andaluzia, na Espanha, e em estudos sociais e políticos latino-americanos pela Universidade Alberto Hurtado, no Chile. É doutor em estudos latino-americanos pela Universidade do Chile. Suas áreas de investigação abrangem atores transnacionais e sociedade civil, religião e política internacional e neopopulismos na América Latina contemporânea.

Geane Alzamora é graduada em comunicação social, com habilitação em jornalismo, pela PUC Minas, mestre e doutora em comunicação e semiótica pela PUC São Paulo, com estágio doutoral na Universität Kassel, na Alemanha, e residência pós-doutoral na Universidade Pompeu Fabra, na Espanha. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em teorias da comunicação, semiótica e teorias do jornalismo, atuando principalmente com dinâmica transmídia, rede intermídia e jornalismo multiplataforma.

Bruno Reis é graduado em ciências econômicas pela UFMG, mestre e doutor em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Com bolsa da Capes, cumpriu estágio sênior na Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos. Integrou o grupo de pesquisadores do projeto Dinheiro e política: a influência do poder econômico no Congresso Nacional, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Atua em diversas áreas da ciência política, com ênfase recente no estudo comparativo da interação entre sistemas eleitorais e financiamento de campanhas.

Descrição Imagem
Manifestação na Avenida Paulista realizada no domingo, 31 Pam Santos / Fotos Públicas - CC BY-NC 2.0