Evento acadêmico

Professor da UFMG apresenta interface que produz diagnósticos socioambientais no setor agropecuário

Ver cartaz do evento >

Na próxima segunda-feira, dia 10 de maio de 2021, às 10h, o webinário SeloVerde Pará vai mostrar em detalhes como utilizar a plataforma de cruzamento de dados Selo Verde, criada para elaborar diagnósticos socioambientais vinculados à produção agropecuária do Pará e identificar produtores que sujam a cadeia do gado no estado.

Os diagnósticos se valem de dados de instituições federais e estaduais, imagens de satélites e análises geoespaciais. O webinário, de acesso gratuito, possibilitará que produtores e profissionais do setor agropecuário, pesquisadores, jornalistas e outros interessados compreendam de forma mais aprofundada o uso dessas informações e aprendam a lidar com a plataforma.

Lançada no dia 26 de abril de 2021, a iniciativa é fruto de cooperação do Governo do Pará com o Centro de Inteligência Territorial (CIT). O desenvolvimento do programa contou com a parceria do Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) e do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais (Lagesa), ambos da UFMG.

A Selo Verde será apresentada pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG Raoni Rajão, coordenador do Lagesa e um dos responsáveis pela criação da ferramenta, que promete, de forma inovadora, auxiliar produtores, compradores de commodities e investidores na construção de cadeias produtivas mais sustentáveis.

O evento será transmitido na plataforma Zoom. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Descrição Imagem
Devido à grande concentração de cabeças de gado, o Pará é um dos estados que mais emitem gases de efeito estufa no país; o estado também é um dos líderes em desmatamento no cenário nacional, respondendo por 35% do desmatamento da Amazônia em março deste ano Acervo da pesquisa 'Maçãs podres do agronegócio brasileiro' / CSR UFMG