Evento acadêmico

Professor português fará palestra na Arquitetura sobre antiga cidade fortificada no Marrocos

O arquiteto e pesquisador Jorge Correia, professor da Universidade do Minho, em Portugal, fará palestra na sexta-feira, 4 de novembro de 2022, a partir das 15h, na Escola de Arquitetura da UFMG, sobre história, patrimônio e projeto das cidades de Mazagão (possessão portuguesa no norte da África do século 15 a meados do século 18, hoje em território marroquino; a cidade deu origem à atual El Jadida, situada a 90 quilômetros de Casablanca).

O bairro conhecido como Cité Portugaise, em El Jadida, revela uma fascinante sequência de histórias urbanas, segundo Jorge Correia. Antiga vila fortificada, Mazagão foi abandonada, e a população, deslocada para um novo assentamento na floresta tropical sul-americana. Enquanto isso, o plano reticulado pioneiro de Mazagão foi adaptado pelos judeus para mellah (termo usado no Marrocos para designar um bairro de judeus cercado por muros) e depois transformado pelos árabes num bairro da medina (parte de uma cidade moura construída em local alto e geralmente próximo a um castelo). Em sua exposição, Jorge Correia vai revisitar essas histórias urbanas, lendo retrospectivamente o tecido urbano atual e os principais morfotipos arquitetônicos em sincronia com os padrões sociológicos inerentes.

Graduado e doutor em Arquitetura pela Universidade do Porto, em Portugal, Jorge Correia é professor da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, no mesmo país, onde dirige o Laboratório de Paisagens, Patrimônio e Território (Lab2PT). Seus interesses de investigação incluem os aspectos arquitetônicos e urbanos da expansão portuguesa nos séculos 15 e 16, os desafios e expressões culturais do patrimônio e o conhecimento sobre a cidade tradicional islâmica e sua representação.

A palestra do professor português é promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável.

Descrição Imagem
Cité Portugaise, em El Jadida, no Marrocos (WT-fr) Dastan | Wikivoyage fr / CC BY 2.5

As cidades de Mazagão: história, patrimônio e projeto
Palestra de Jorge Correia, professor da Universidade do Minho (Portugal)