Evento cultural

Professora da Fale lançará livro sobre as imagens de Pablo Neruda no cinema e teatro

Ver cartaz do evento >

Na próxima segunda, 11 de outubro de 2021, às 19h30, será lançado o livro Um percurso pelas imagens de Neruda no cinema e no teatro, da professora Sara Rojo, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. O evento on-line será aberto ao público geral, com transmissão pelo canal da Editora Javali no YouTube.

Além da autora, estarão presentes Elena Palmero González, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mónica Villarroel Márquez, diretora da Cineteca de Chile, e o professor Marcos Alexandre, colega de Sara Rojo na Fale. Eles vão debater as diversas facetas do escritor chileno, o processo de criação dos ensaios presentes na obra, a influência de Neruda nas reflexões sobre subjetividade, entre outros temas.

A obra literária é resultado da pesquisa de pós-doutorado da autora na Cinemateca Nacional do Chile, que tem como base a construção de imagens de Pablo Neruda inspiradas em criações cinematográficas, teatrais, dramatúrgicas, documentais e no próprio legado do poeta. Sara Rojo revela uma das motivações por trás da escolha do tema e criação do livro: “A poesia de Neruda acompanhou minha adolescência durante o período da ditadura, a Unidade Popular. Esse passado me persegue e se corporifica nos presentes em que vivo; torna-se um exercício necessário”, afirma a autora.

Um percurso pelas imagens de Neruda no cinema e no teatro pode ser adquirido no site da editora Javali, pelo valor promocional de R$ 36.

Crítica e direção teatral
Sara Rojo é professora titular da UFMG e bolsista de produtividade do CNPq. Atua na área de Estudos Latino-Americanos com ênfase em crítica e direção teatral. Doutora em Literaturas Hispânicas pela State University of New York (1989), Rojo também realizou  estudos de pós-doutorado na Università degli Studi di Bologna (2001), Universidad de Chile (2007) e Cineteca Nacional de Chile (2019).

A professora publicou o livro Teatro latino-americano em diálogo. Produção e visibilidade (2016, Javali). No teatro, Sara dirigiu Hilda Penha (teatro-vídeo), de Isidora Stevenson (2021), e A mulher porca, de Santiago Loza (2021), ambas encenadas pelo grupo Mulheres Míticas.

Descrição Imagem
A escritora, professora e pesquisadora Sara Rojo Arquivo pessoal