Evento acadêmico

Programa 'Bibliografia viva' homenageia a educadora Menga Lüdke

Ver cartaz do evento >

O segundo episódio da terceira temporada do programa Bibliografia viva homenageia a professora Menga Lüdke. O programa vai ao ar no canal da Faculdade de Educação (FaE) no YouTube, no dia 2 de maio, às 19h.
Menga Lüdke é professora titular emérita da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi também docente da Universidade Católica de Petrópolis e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

É pesquisadora na área de educação e investiga temas relacionados à formação de professores, socialização profissional de professores e avaliação escolar.

Participou da elaboração de obras como Desafio entre teoria e prática na formação de professores (2021); Pédagogie en question. Penser l'Éducation (2014); Do trabalho à formação de professores. Cadernos de Pesquisa (2012); O lugar do estágio na formação de professores. Educação em Perspectiva (2013); Influências cruzadas na constituição e na expansão da pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil (2005) e Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. Trajetória acadêmica (1986).

Licenciada em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), concluiu o doutorado em Sociologia na Universidade de Paris e o pós-doutorado na Universidade da Califórnia. Realizou um segundo estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Londres.

O projeto
A roda de conversa sobre a educadora será conduzida por Vanessa Eleutério e Fabrício Vinhas (UFMG), que terão como convidadas Maria Isabel da Cunha (UFPel), Giseli Cruz (UFRJ), Lucíola Santos (UFMG) e Cecília Borges (Universidade de Montreal).

Em suas duas temporadas, o Programa Bibliografia Viva homenageou outros intelectuais do campo educacional. Os programas estão disponíveis no YouTube. Outras informações estão no Instagram.