Evento cultural

Programação cultural da 29ª Semana do Conhecimento UFMG

Além da apresentação de trabalhos acadêmicos da comunidade da UFMG, a 29ª Semana do Conhecimento UFMG, que será realizada de 19 a 23 de outubro de 2020, também terá uma programação cultural.  As apresentações serão de forma remota (no YouTube) e seguem a temática do evento, Inteligência Artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento. A programação, organizada pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, tem eventos previstos para os dias 19, 21 e 23.

19 de outubro

Coro virtual MLK (U2) do Ars Nova- Coral da UFMG
A canção MLK, do grupo irlandês U2, traz no título as iniciais de Martin Luther King, ativista político e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. Trata-se de uma breve e suave balada, lançada no disco The Unforgettable Fire, em 1984. A canção é interpretada pelos cantores do Ars Nova-Coral da UFMG, durante a abertura oficial da Semana do Conhecimento. O concerto do coro virtual será às 10h, nos canais da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAC)Cultura UFMG no YouTube.

MLK foi lançada originalmente em abril, em uma homenagem do Ars Nova aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19. A gravação tem arranjo de Bob Chilcott e solo de Hendrigo del Freitas, tenor do Ars Nova. Os coros virtuais são peças realizadas a distância, gravadas individualmente, com cada músico em sua casa, montadas e editadas em vídeo.

21 de outubro

Aproximações tecnológicas: abordagens para o fazer musical utilizando computadores
O Circuito Cultural lança, na quarta-feira, a apresentação virtual dos alunos Brandon Alves, Fellipe Miranda, Jonatah Cardoso e Rubens Silva, da Escola de Música. Em Aproximações tecnológicas, cada artista realiza diferentes performances musicais com base em programas e aplicativos eletrônicos. O resultado são paisagens sonoras, visuais e rítmicas que partem de ritmos inusitados como o pagodão baiano, o funk carioca e músicas de artistas nacionais e internacionais.

A estreia ocorre às 19h, no canal Cultura UFMG no You Tube. O vídeo ficará disponível após a estreia.

23 de outubro

Concerto Duo Qattus
Formado por Elise Pittenger (violoncelo) e Fernando Rocha (percussão), o Duo Qattus se apresenta na sexta-feira, a partir das 16h, no encerramento da Semana do Conhecimento UFMG, nos canais da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e Cultura UFMG no YouTube. Seu repertório inclui a canção Bachianas brasileiras 5: I. aria e cantilena (1938), de Heitor Villa-Lobos, e Adagio para vibrafone e violoncello (2015), de Rufo Herrera.

Fernando e Elise começaram a tocar juntos no Grupo de Música Contemporânea (CME) da Universidade McGill, no Canadá, em 2006. No Brasil, eles atuam juntos desde 2010, em dois grupos de música contemporânea: o Oficina Música Viva e o Sonante 21. No início de 2011, eles passaram a pesquisar e coletar obras para violoncelo e percussão e encomendaram obras específicas para o duo. No fim daquele ano, fizeram seu primeiro concerto e, em janeiro de 2012, atuaram por duas semanas como artistas residentes no Banff Arts Centre (Canadá) e realizaram, na sequência, uma turnê pelos EUA e pelo Canadá. Atualmente, finalizam a gravação de seu primeiro CD, com obras brasileiras escritas para esta formação.

(Com Assessoria de Comunicação da DAC)

Descrição Imagem
Ars Nova interpretará a canção MLK Divulgação