Evento acadêmico

Quarta, às 14h: Pesquisador da Suíça fará palestra em evento sobre patrimônio e tecnologia

O professor Lorenzo Cantoni, da Universidade da Suíça Italiana (USI), é o palestrante convidado da primeira edição do evento InterConexões: paisagem, patrimônio e tecnologia, que será realizado nesta quarta, 22 de junho de 2022, a partir das 14h, no auditório da Escola de Arquitetura da UFMG. A iniciativa, com forte ênfase na transdisciplinaridade, é do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável. As inscrições são gratuitas.

A presença na UFMG de Lorenzo Cantoni, que lidera a Cátedra da Unesco em Tecnologias da Informação e Comunicação, se dá no contexto de parceria da Universidade com a agência das Nações Unidas. O objetivo da pesquisa é desenvolver um modelo de indicadores de sustentabilidade para a gestão de memória material e imaterial, especialmente em locais classificados pela Unesco como patrimônios mundiais. O projeto, intitulado Auditorium, é sediado na USI e tem participação da professora Renata Baracho, do Departamento de Tecnologia do Design da Escola de Arquitetura, do pesquisador Rafael Oliveira, orientado por Renata em sua pesquisa de doutorado, e do professor Hebert Salgado, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Graduado em Filosofia, com Ph.D em Educação e Linguística, Lorenzo Cantoni é professor da Faculdade de Comunicação, Cultura e Sociedade da USI, onde dirige o Instituto de Tecnologias Digitais de Comunicação. Sua pesquisa tem ênfase nas interseções da comunicação e informação com as novas mídias. Cantoni exerce os cargos de reitor e pró-reitor na área de educação e experiência de estudantes na USI. Foi presidente da Federação Internacional para Tecnologias da Informação em Viagens e Turismo (IFITT).

Descrição Imagem
Lorenzo Cantoni é líder de cátedra da Unesco iversity.org